PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/09) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (04/09)

No domingo (04) uma massa de ar frio atua em Santa Catarina, o que favorece um dia com sol a poucas nuvens. O amanhecer será com geadas amplas, principalmente, no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e sensação de frio em SC, com um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a hipotermia, agravamento de doenças cardíacas, respiratórias e para congelamento de pistas nas Serra. À tarde, as temperaturas máximas variam de 14°C a 18°C nos Planaltos, Alto Vale e de 17°C a 20°C nas demais regiões. Ventos com direção sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (05/09)

A segunda-feira (05) começa com sol e poucas nuvens em SC. Mas, a partir da tarde, a atuação de instabilidades, associadas a áreas de baixa pressão, favorecem o aumento de nuvens, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais bem isolados em localidades do Grande Oeste e norte do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuva, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com chance de geada e temperatura mínima perto de -2°C em pontos da Serra. No litoral e áreas próximas as mínimas variam de 8°C a 14°C e nas demais áreas de SC de 3°C a 10°C. À tarde, máximas chegam aos 20°C no Litoral Sul e Norte, Extremo Oeste, Oeste e de 14°C a 18°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06/09)

Na terça-feira (06) o deslocamento de áreas de baixa pressão ao longo da atmosfera, deixam o dia com muitas nuvens a nublado, pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados em SC. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à chuva, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 5°C na Serra, de 7°C a 12°C no Grd. Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 20°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e variam de 12°C a 17°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (07) o deslocamento de áreas de baixa pressão sobre SC em direção ao mar ocasionam pancadas de chuva do Meio Oeste ao litoral no decorrer do dia, enquanto que nas demais regiões a chuva tende a diminuir a partir da tarde. Quinta-feira (08) com predomínio de sol a poucas nuvens em SC devido a atuação de uma massa de ar seco e quente.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/09)

Domingo (04) de ventos com direção sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

Ondas com direção sul em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. No decorrer do dia, as alturas das ondas diminuem.

image.png