PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (04/12) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (04)

A combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas provocam temporais isolados neste domingo (04) em todo o estado, especialmente dos planaltos ao litoral. Os temporais devem iniciar ainda pela manhã no Extremo Oeste e se propagar para as demais regiões catarinenses ao longo do dia, com descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuvas pontualmente intensas, principalmente entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto. As temperaturas ao amanhecer ficam em torno dos 23°C nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí e variam de 16°C a 19°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas chegam aos 32°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 22°C e 29°C no restante do estado.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (05)

Na segunda-feira (05), a disponibilidade de calor e umidade seguem favorecendo a ocorrência de temporais isolados em todo o estado entre a tarde e a noite. Os temporais devem ocorrer preferencialmente no centro-leste do estado, com descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuvas pontualmente intensas. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado, porém nas regiões afetadas pelas chuvas da semana anterior, o risco para ocorrências como deslizamentos é moderado a alto. Os ventos sopram sem direção preferencial em Santa Catarina, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 21°C em todo o litoral e variam entre 14°C e 17°C nos planaltos e Meio-Oeste. À tarde, as temperaturas máximas podem passar dos 34°C no Extremo Oeste e Oeste. Nas demais regiões, variam entre 27°C e 32°C. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06)

A terça-feira (06) será de sol entre poucas nuvens entre o Extremo Oeste e Oeste, enquanto que nas demais regiões a combinação de calor e umidade seguem favorecendo a ocorrência de temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas a esta condição é baixo a moderado. Os ventos seguem com intensidade fraca em todo o estado, soprando de direções variadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 13°C e 17°C nos planaltos e no Meio-Oeste, enquanto que no litoral e Vale do Itajaí oscilam entre 19°C e 21°C. No período da tarde, as temperaturas se elevam ainda mais na porção oeste do estado em relação aos dias anteriores, com as máximas podendo superar os 36°C no Extremo Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas máximas ficam entre 28°C e 32°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (07), segue a condição de temporais isolados pelo estado entre a tarde e a noite. Na quinta-feira (08), a formação de um ciclone no oceano, na altura da Argentina, e uma frente fria associada provocam chuvas em Santa Catarina, especialmente no centro-leste do estado.  

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (04/12)

Neste sábado (03), os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca.

Ondas de direção leste entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis, com altura de até 1,5 m. No Litoral Sul, ondas de leste/nordeste, com altura de 1,5 m a 2 m, com picos de até 2,5 m.