PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (05)

A quinta-feira (05) começa com chance de geada em pontos isolados da Serra, mas que se dissipam nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia, uma massa de ar seco (alta pressão) atua no estado e favorece o predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Em localidades do litoral a presença de nuvens deve ser um pouco maior por conta da umidade que vem do mar. À tarde, faz calor, com as temperaturas máximas chegando aos 26°C no Planalto Sul, 27 a 32°C no Grande Oeste e de 25 a 28°C nas demais regiões. No período da tarde, a umidade relativa fica abaixo dos 35% no Grande Oeste, Planalto Sul, com um risco baixo para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. Ventos com direção sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (06)

Na sexta-feira (06) uma massa de ar seco (alta pressão) segue atuando em SC, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Ao final do dia, em localidades do litoral, há chance de chuvisco ou chuva fraca e bem isolada por conta da umidade que vem do mar. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 4°C (com chance de geada isolada) na Serra, de 15 a 21°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí e de 8 a 14°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 27 a 33°C no Grande Oeste, chegam aos 27°C no Planalto Sul e entre 25 a 28°C nas demais regiões. No período da tarde, a umidade relativa fica abaixo dos 35% no Grande Oeste, com risco baixo para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (07)

No sábado (07) um sistema de alta pressão segue atuando e favorece um dia com predomínio de sol a poucas nuvens no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí. Já no litoral e áreas próximas, os ventos úmidos vindos do mar favorecem a presença de nuvens com chance de chuva fraca e bem isolada. Amanhecer com temperatura mínima perto dos 6°C na Serra, 16 a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 9 a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 28 a 34°C no Grande Oeste, chegam aos 27°C no litoral, Baixo/Médio Vale e entre 23 a 26°C nas demais regiões. Ventos de sudeste/leste no centro-leste e de nordeste no oeste de SC, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (08) e segunda-feira (09) o sistema de alta pressão segue favorecendo dias com sol a algumas nuvens e chance de chuva fraca e isolada em localidades do litoral. Nas demais áreas predomina a condição de sol e poucas nuvens. No período da tarde, pode ocorrer pancadas de chuva bem isoladas, mal distribuídas e rápidas por conta do calor (temperaturas máximas de 28 a 35°C no Grande Oeste e de 25 a 29°C nas demais áreas).

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/01)

Quinta-feira (05) com ventos de direção sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste a sudeste e altura de 1,0 a 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 m.