PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/01) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05)

Uma área de baixa pressão em conjunto com o ar quente e úmido vindo da região Amazônica favorece a previsão de pancadas de chuvas com moderada a localmente forte intensidade em curto período, já a partir da manhã, na porção oeste. A partir da tarde, estas pancadas de chuva se espalham para localidades da porção leste do estado. Há chance de temporais isolados. As temperaturas máximas devem ser mais altas no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, parte do Planalto Norte (27°C a 32°C), Vale e Litoral Norte (31°C a 36°C). Nas demais áreas, as máximas ficam mais amenas, de 19°C a 24°C. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, com moderada intensidade, na porção oeste, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. Logo, há um risco moderado para desastres.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06)

Permanece a atuação de uma área de baixa pressão próxima ao estado, o que deixa o dia encoberto, com chuva a qualquer hora do dia. Ainda há chance de temporais bem isolados. Na porção oeste, o sol pode aparecer em alguns momentos no período da tarde. As temperaturas mínimas devem ser amenas no estado, de 18°C a 24°C no litoral, Vale e 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas seguem altas no litoral, Vale (29°C a 35°C), no Extremo Oeste (29°C a 32°C) e nas demais áreas (25°C a 28°C). Ventos de nordeste a leste, com moderada intensidade, no estado. Logo, há um risco baixo a moderado para desastres.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07)

Dia começa com sol e algumas nuvens no estado.  À tarde há chance de pancadas de chuva bem isoladas formadas pelo calor e disponibilidade de umidade. Não se descarta a chance de temporais isolados. As temperaturas mínimas são amenas, de 18°C a 24°C no litoral, Vale, em torno de 11°C no Planalto Sul e 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam altas em todo estado, de 34°C a 38°C no Vale, Litoral Norte, 29°C a 35°C no restante do estado. Ventos de quadrante sul na faixa sul de SC e de leste a quadrante norte no restante do estado, com fraca a moderada intensidade. Logo, há um risco baixo para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (08) e sábado (09) começam com sol e poucas nuvens. Mas a combinação do calor com a disponibilidade de umidade favorece a previsão de pancadas de chuvas isoladas no período da tarde/início da noite. Não se descarta a chance para temporais bem isolados. As temperaturas máximas devem ser altas em todo estado, acima dos 30°C.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (05) com ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, com moderada intensidade, na porção oeste, Litoral Sul e Grd. Florianópolis.

Ondas com direção leste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.