PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (05)

Atuação de áreas de baixa pressão e a formação de uma frente fria sobre o PR ocasionam pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados no estado, principalmente a partir da tarde no centro-leste de SC. A partir da noite as condições do tempo devem começar a melhorar na porção oeste. Assim, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas devem ser mais altas no Litoral, Vale, variando de 28°C a 33°. No Oeste variam de 24°C a 27°C, nos Planaltos, Meio Oeste não passam dos 25°C. Ventos de noroeste/oeste passando para quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, principalmente em áreas do Litoral, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (06)

Ventos úmidos vindos do oceano em direção ao Litoral, Vale e áreas próximas favorecem o aumento das nuvens e a chance de chuva isolada nestas regiões. No restante do estado, dia com sol e poucas nuvens. Logo, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 9°C), amenas nas demais áreas do estado: 17°C a 23°C no Litoral, Vale, 12°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26°C a 30°C no Litoral, Vale, Planalto Norte, até 27°C na porção oeste e 25°C no Planalto Sul. Ventos de sul a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (07)

Ventos úmidos vindos do oceano combinados com o aquecimento diurno ocasionam pancadas de chuvas isoladas em localidades do Litoral, Grd. Florianópolis e Vale à tarde. Na porção oeste, o dia é de sol com poucas nuvens. Mas, à tarde, há chance de chuva bem isolada e rápida. Assim, o risco é baixo para desastres. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 8°C), amenas (14°C a 22°C) no Litoral, Vale e baixas a amenas (9°C a 15°C) nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 27°C a 32°C na porção oeste, 25°C a 29°C no Litoral, Vale, até 26°C nos Planaltos. Ventos de sudeste/leste na faixa leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais e isoladas, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (08) áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas do Meio Oeste ao litoral entre a tarde e noite. Já na terça-feira (09), a partir da tarde, as áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas pelo estado, mas de forma irregular e mal distribuída.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (05) com ventos de noroeste/oeste passando para quadrante sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, principalmente em áreas do Litoral, em torno de 50 km/h.

Ondas com direção leste a sudeste/sul em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.