PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/04) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05/04)

Na terça-feira (05), a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados do Oeste aos Planaltos, com risco moderado para ocorrências associadas a chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. No litoral e áreas próximas, um sistema de alta pressão organiza o transporte de umidade do oceano para o continente, mantendo o dia nublado com possibilidade de chuvas rápidas. Os ventos sopram de leste ao longo do dia, com intensidade fraca. As temperaturas máximas marcam de 26 a 30°C na metade oeste e de 22 a 26°C no centro-leste.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06/04)

Na quarta-feira (06) a combinação de calor, umidade e instabilidades na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais isolados entre a tarde e noite em toda SC, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O dia amanhece nublado, com curtas aberturas de sol no oeste, permitindo uma maior elevação das temperaturas em relação ao litoral e áreas próximas, onde a nebulosidade ainda predomina. As máximas marcam de 26 a 31°C no Oeste e de 23 a 26 dos Planaltos ao Litoral. Os ventos sopram com intensidade fraca, sem direção definida.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07/04)

Na quinta-feira (07), a atuação de uma baixa pressão provoca temporais em toda SC. A chuva dá início na tarde de quinta nas áreas do Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis e se estende entre o final da tarde de quinta e madrugada de sexta-feira nas áreas ao norte do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva intensa e vendavais. Com o tempo fechado, as temperaturas não sobem tanto como nos dias anteriores. As máximas registram valores de 18 a 23°C em grande parte do estado, com exceção do litoral e Oeste, onde marcam pontuais entre 25 e 27°C.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A sexta-feira (08) continua com tempo instável em SC por conta da atuação da baixa pressão, combinada ao calor e umidade disponíveis. O tempo melhora gradualmente no sábado (09), com maiores aberturas de sol ao longo do dia. De forma isolada, ainda há condições para pancadas de chuva.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/04)

Terça-feira (05) com ventos de sul/sudeste nas áreas litorâneas, com intensidade fraca ao longo do dia. Nas demais áreas não há direção predominante do vento. 

Ondas com direção leste e altura de 1,0 m em todo litoral catarinense.