PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/08) – 05:00

  PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (05/08)
Na sexta-feira (05) as condições de tempo ficam estáveis, com sol e variação de nuvens em SC por conta da entrada e atuação de uma área de alta pressão. Com a presença do sol, as temperaturas sobem e no período da tarde as máximas chegam aos 26°C no Litoral Norte, aos 17°C no Planalto Sul, variam de 17°C a 20°C no Grd. Oeste, de 20°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (40 a 70 km/h), principalmente, em localidades do litoral, Grd. Fpolis., Baixo e Médio Vale do Itajaí, Planalto Sul. No decorrer do dia as rajadas perdem força. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.
PREVISÃO PARA SÁBADO (06/08)
 
O sábado (06) começa com tempo estável em boa parte de SC, mas a partir da manhã, há previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos no Grande Oeste e que se espalham para as demais regiões do estado ao longo da tarde e noite. No Grande Oeste os acumulados de chuva tendem a ser mais altos. Isto se deve a atuação de um cavado (área de baixa pressão alongada) combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva volumosa. Amanhecer com chance de geada e temperaturas mínimas perto de 1°C em pontos da Serra. De 4°C a 11°C no Grd. Oeste, Planaltos e de 10°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 19°C no litoral e variam de 14°C a 17°C em boa parte de SC. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade, com rajadas ocasionais.
PREVISÃO PARA DOMINGO (07/08)
 

O domingo (07) será de tempo instável em SC, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Não se descarta a chance de temporais isolados, principalmente, na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia fica com variação de nuvens a nublado e chuva ocasional. Esta condição é associada ao deslocamento de cavados em direção ao mar, a presença do fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica e a umidade vinda do mar. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas e temporais isolados. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 6°C na Serra, de 9°C a 13°C no Grd. Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 12°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 20°C no Grd. Oeste, dos 16°C nos Planaltos, Alto Vale e 18°C nas demais regiões. Ventos de leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, principalmente, em localidades do litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
O tempo segue instável no começo da semana. Segunda-feira (08) com muitas nuvens a nublado e chuva ocasional a qualquer momento do dia dos Planaltos ao litoral e a partir da noite em localidades do Grd. Oeste. Na terça-feira (09) a formação de uma área de baixa pressão favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos em SC. Não se descarta a chance de altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/08)
 

Sexta-feira (05) com ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (40 a 70 km/h), principalmente, em localidades do litoral, Grd. Fpolis., Baixo e Médio Vale do Itajaí, Planalto Sul. No decorrer do dia as rajadas perdem força. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção sudoeste/sul em todo litoral catarinense. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Fpolis. Litorânea e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e chance de ressaca.