PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/10) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (05/10)

A terça-feira (05) é influenciada pela atuação de um sistema de alta pressão. Na porção oeste catarinense, o dia amanhece com sol, mas há aumento de nebulosidade a partir da tarde. Já no Litoral e áreas próximas, por conta da circulação marítima, o  tempo fica nublado. As temperaturas são relativamente baixas no amanhecer, com mínimas entre 5°C e 10°C do Extremo Oeste ao Planalto Sul e entre 10 e 15°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas variam de 22°C a 26°C na porção oeste. Por conta da nebulosidade, no centro-leste ficam entre 14°C e 20°C. O vento sopra de sul e muda para leste no decorrer do dia. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06/10)

Na quarta-feira (06), a passagem de uma frente fria pelo oceano volta a deixar o tempo instável em Santa Catarina. A chuva inicia entre a madrugada e início da manhã e se mantém no decorrer do dia. Não se descarta a possibilidade de temporais, com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Oeste e os Planaltos, com risco moderado para ocorrências.  As temperaturas máximas chegam aos 26°C na porção oeste e no Litoral Sul e variam de 19 a 23°C nas demais regiões. Ventos de nordeste/noroeste e passando para sudoeste/sul até o final do dia, com rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07/10)

A quinta-feira (07) deve ser marcada pelo tempo nublado na maior parte do estado. Nas áreas de divisa com o Paraná, pela atuação de uma área de baixa pressão, há chance de pancadas de chuva. No Litoral e áreas próximas, a circulação marítima volta a influenciar as condições de tempo. As temperaturas são mais baixas ao amanhecer na porção sul do estado, com mínimas entre 8 e 14°C. Nas demais regiões, ficam em torno dos 16°C. Já as máximas chegam aos 24°C no oeste e aos 19°C no centro-leste. Os ventos sopram do quadrante sul/sudeste, com rajadas moderadas a fortes no litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Por influência de um sistema de baixa pressão, a sexta-feira (08) e o sábado (09) serão marcados pelo tempo instável no estado. É esperada chuva frequente e que por vezes pode ser intensa.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/10)

O vento inicia soprando do quadrante sul e muda para leste no decorrer do dia, com intensidade fraca e rajadas moderadas ocasionais. 

 

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral, com até 1,5 m de altura.