PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (06/04)

Na quarta-feira (06) um sistema de alta pressão sobre o oceano deixa o dia com variação de nuvens (com algumas aberturas em que o sol aparece) no litoral e áreas próximas. No decorrer do dia a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade e a presença de cavados favorece a variação de nuvens com pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente, em localidades da porção oeste. Assim, o risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26°C a 28°C nas porções oeste e norte do estado, Vale do Itajaí e de 22°C a 26°C nas demais áreas. Ventos de sudeste/leste passando a nordeste com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07/04)

A quinta-feira (07) inicia com sol e algumas nuvens em SC. Mas, a partir da tarde, a aproximação de cavados combinada com o aquecimento diurno e disponibilidade de umidade ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais e chuva intensa em curto período. Assim, o risco para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos, entre outros) é alto da porção oeste ao Litoral Sul e moderado nas demais regiões. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 11°C na Serra, em torno dos 15°C no Meio Oeste, 19°C a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Sul, Oeste, Alto Vale do Itajaí, 22°C no Planalto Sul e entre 23°C a 26°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de norte/noroeste na porção oeste de SC e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (08/04)

A sexta-feira (08) inicia com pancadas de chuvas, temporais e chuva intensa, principalmente, da porção oeste ao Litoral Sul. O deslocamento de cavados combinado a disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais, principalmente, entre a tarde e noite da Grd. Florianópolis ao norte do estado. O risco para ocorrências  associadas aos temporais e à chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos, entre outros) é alto da porção oeste ao Litoral Sul e moderado nas demais regiões. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 14°C na Serra, 18°C a 22°C no litoral, Vale do Itajaí, 15°C a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 24°C a 27°C nas porções oeste e norte do estado e de 18°C a 24°C nas demais áreas. Ventos de fraca a moderada intensidade no estado, de nordeste passando para sudeste/leste no centro-leste e de noroeste/oeste passando para sul na porção oeste de SC.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No final de semana a circulação marítima favorece dias com variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. Entre a tarde e noite de sábado (09), áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva isoladas em localidades do Oeste, Meio Oeste, norte do estado. No domingo (10), o deslocamento de cavados ocasiona temporais e chuva intensa na porção oeste e Planaltos.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/04)

Quarta-feira (06) com ventos de sudeste/leste passando a nordeste com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.