PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/06) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (06/06)

Atuação de uma frente fria deixa o dia com muitas nuvens a nublado em boa parte do estado. Na porção centro-norte ainda podem ocorrer algumas aberturas em que o sol aparece. Há previsão de pancadas de chuvas, acompanhadas de temporais isolados, da porção oeste ao Litoral Sul e Grd. Florianópolis entre a manhã/tarde e que se espalham para as demais regiões à noite. O risco é moderado a localmente alto para ocorrências associadas à chuva intensa, com altos volumes em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. A temperatura máxima fica amena em todo estado, variando de 22°C a 25°C no centro-norte, até 22°C na porção oeste, 19°C no Litoral Sul e 17°C no Planalto Sul. Ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07/06)

Uma frente fria combinada ao ar quente e úmido vindo da região Amazônica mantém as pancadas de chuvas, com temporais isolados, no estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa, com altos acumulados em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. A temperatura não varia muito ao longo do dia. Amanhecer com mínimas de 10°C no Planalto Sul, 12°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas no Oeste, litoral, Vale variam de 16°C a 19°C, nos Planaltos, Meio Oeste não passam dos 15°C. Ventos de sudeste/leste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 60 km/h no litoral e áreas próximas. O mar  fica agitado no Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com ondas de sudeste/leste, altura de 2,0 m a 2,5 m (picos de 3,0 m). O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (08/06)

Formação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do estado deixa o dia com muitas nuvens a nublado e pancadas de chuvas isoladas. Ainda, favorece ventos de sul a sudeste, com moderada intensidade, rajadas de ventos de moderada intensidade (50 a 60 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, entre outros. A temperatura não varia muito ao longo do dia. No amanhecer com mínimas de 7°C no Planalto Sul, 10°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 11°C a 16°C nos Planaltos, Meio Oeste, 16°C a 20°C nas demais regiões. O mar fica agitado em todo litoral do estado, com ondas de leste, altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 2,5 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na quarta-feira (09) e quinta-feira (10) a área de baixa pressão no litoral catarinense deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva isolada no centro-leste. Na porção oeste, dia com sol e algumas nuvens. As rajadas de ventos devem ser de moderada a forte intensidade no litoral e áreas próximas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (06) com ventos de sudoeste a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul e Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.