PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/09) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (06/09)

Na terça-feira (06) a atuação de áreas de baixa pressão ao longo da atmosfera deixam o dia com muitas nuvens a nublado e chuva em todo estado. Por vezes, a chuva vem como pancadas de chuva, com chance de ser de moderada a forte intensidade de forma pontual e acompanhada de temporais isolados, principalmente, no Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte de SC. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Pela maior presença das nuvens, as temperaturas não sobem tanto e no período da tarde as máximas chegam aos 20°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, Oeste, variam de 12°C a 15°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e de 14°C a 19°C nas demais regiões. Ventos com direção de leste a nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (07/09)

Ao longo da quarta-feira (07) os sistemas de baixa pressão ao longo da atmosfera se deslocam em direção ao mar, ocasionando pancadas de chuva, por vezes persistentes, com moderada a forte intensidade de forma isolada e ainda acompanhada de temporais, principalmente, da Grd. Fpolis. ao norte de SC. Nas demais regiões, segue com chuva e chance de temporais mais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos, alagamentos e deslizamentos pontuais. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 9°C na Serra, de 15°C a 18°C no Litoral e de 10°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 24°C no Litoral Sul, variam de 18°C a 21°C no Grande Oeste e de 16°C a 19°C nas demais áreas. Ventos com direção nordeste/norte, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (08/09)

A quinta-feira (08) será marcada pelo tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens, com aumento das temperaturas no período da tarde em relação aos dias anteriores em SC e até sensação de calor em algumas cidades do estado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C na Serra, de 14°C a 18°C no Litoral e áreas próximas, de 10°C a 15°C nas demais áreas. No decorrer do dia, com a presença do sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas no período da tarde chegam aos 26°C no Planalto Sul, variam de 26°C a 30°C em boa parte de SC. Em algumas cidades do Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste as máximas podem chegar aos 32°C. Ventos de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, principalmente, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (09) de predomínio de sol a poucas nuvens, temperaturas altas à tarde (variando de 27°C a 32°C em boa parte de SC e, pontualmente, podendo chegar aos 34°C), rajadas de ventos (de 45 a 70 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Ao final da noite de sexta, a nebulosidade aumenta por conta da aproximação de uma frente fria. No sábado (10) a atuação deste sistema ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, no decorrer do dia em SC.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/09)

Terça-feira (06) de ventos com direção de leste a nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção de sudeste passando para leste a nordeste no litoral catarinense. Altura de ondas de até 1,5 m no Litoral Sul e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

image.png