PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/11) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (06)

 Neste domingo (06), a umidade vinda do oceano em direção ao litoral catarinense, deixa o dia com nuvens e provoca chuvas isoladas no litoral e áreas próximas. O risco para ocorrências, como alagamentos, é baixo. Já no Grande Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens durante o dia. O vento sopra com fraca intensidade de sudeste a leste em Santa Catarina. As temperaturas ficam baixas ao amanhecer, próximas aos  5°C no Planalto Sul e variam entre 7°C e 11°C do Grande Oeste até a Grande Florianópolis Serrana. Nas áreas costeiras, as mínimas ficam entre 11°C e 15°C. A amplitude térmica segue maior no Grande Oeste devido a maior presença do sol, podendo alcançar os 28°C no Extremo Oeste. Nas demais áreas de Santa Catarina variam entre 19°C e 26°C, exceto na Serra onde oscilam de 15°C a 18°C.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07)

  Na segunda-feira (07), uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste do Brasil reforça a circulação marítima, que ganha força, especialmente no litoral de SC. Por isso, o dia deve ser de predomínio da nebulosidade e com chuva de forma persistente em alguns momentos. O risco para ocorrências associadas às chuvas, como alagamentos, é baixo. O vento sopra do quadrante sudeste a leste com fraca intensidade pelo estado. No Grande Oeste o sol segue predominando entre poucas nuvens ao longo de todo o dia. No amanhecer as temperaturas seguem baixas para a época do ano, ficando próximas aos 5°C na Serra, entre 10°C e 16°C no litoral e entre 6°C e 10°C nas demais áreas. As máximas chegam aos 27°C no Extremo Oeste e oscilam entre 19°C e 25°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (08)

Na terça-feira (08), a área de baixa pressão segue sobre alto mar, na altura da costa do Sul do Brasil, mantendo presente a circulação marítima sobre o litoral de Santa Catarina. Com isso, o dia deve ser de predomínio da nebulosidade entre o litoral e nas áreas próximas, com chance de chuva a qualquer hora do dia. O risco para ocorrências associadas às chuvas, como alagamentos, é baixo. O vento sopra de sul/sudeste no litoral e de leste no Grande Oeste, região onde o sol segue presente entre poucas nuvens durante o dia. As temperaturas seguem baixas ao amanhecer para esta época do ano, ficando abaixo dos 4°C nas áreas mais altas da Serra, entre 5°C e 10°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e entre 10°C e 15°C no litoral. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (09), a circulação marítima pede força e a condição para chuva diminui no litoral e áreas próximas. Já na quinta-feira (10), entre o final da tarde e à noite, uma nova área de baixa pressão provoca temporais isolados entre o Extremo Oeste e o Oeste catarinense.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/11)

Os ventos sopram de sudeste/leste em Santa Catarina, com fraca intensidade.

Ondas de direção sul/sudeste em toda a costa catarinense, com altura de até 1,0 m no Litoral Norte e entre 1,0 m e 1,5 m nas demais áreas.