PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/11) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (06/11)

Uma frente fria avança por SC, mantendo o tempo instável e  com chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa e com risco para temporais a partir do final da manhã do Extremo Oeste aos Planaltos. No Litoral e áreas próximas a circulação marítima mantém a presença e a variação de nuvens, bem como a condição para chuva ocasional. As temperaturas máximas não sobem tanto, se comparadas aos dias anteriores variando em torno dos 28°C no Oeste e não passando de 25°C no Litoral. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (07/11)

A circulação marítima mantém a variação de nuvens no Litoral e áreas próximas, assim como as condições para chuva ocasional. Nas demais regiões o sol aparece, favorecendo à elevação da temperatura e a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e a noite. No amanhecer, temperaturas mínimas em torno dos 13°C na Serra e entre 16 e 18°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 26°C no Oeste, variam entre 15 e 18°C no Planalto Sul e entre 18 e 22°C nas demais regiões. O vento varia entre nordeste e sul com fraca intensidade e com rajadas associadas às trovoadas. A agitação marítima aumenta, em especial no Litoral Sul, onde há risco para ressaca. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais e moderado associado ao mar agitado e a ressaca.

 

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (08/11)

A circulação marítima perde força permitindo maiores aberturas  de sol no Litoral. Entre a tarde e a noite o aquecimento associado a formação de uma área de baixa pressão favorece à ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, em todas as regiões, mas em especial do Oeste ao Litoral Sul.  As  temperaturas mínimas se aproximam dos 10°C no Planalto Sul e variam entre 14 e 16°C nas demais regiões. À tarde as máximas  chegam aos 28°C no Oeste e variam entre 21 e 23°C nas demais regiões. Vento de sudeste a nordeste com intensidade fraca. A agitação marítima diminui no decorrer do dia, mas ainda apresenta picos de ondas de até 2,5m pela manhã. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às condições de tempo.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça e quarta-feira um sistema de alta pressão influencia o tempo em SC, deixando o tempo estável na maior parte do estado. Apenas o Litoral e áreas próximas permanecem com presença e variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada principalmente nos extremos dos dias, ainda devido a circulação marítima. As temperaturas mínimas voltam a ficar mais baixas atingindo valores abaixo dos 10°C na Serra. Nas demais regiões as mínimas ficam entre 11°C no Oeste e 15°C no Litoral. Nas tardes, as máximas variam entre 28 e 30°C no Oeste e entre 22 e 25°C nas demais regiões. O vento varia de sudeste a nordeste com fraca intensidade.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/11)

Sábado (06) de nordeste a noroeste, passando para sul com rajadas moderadas.

A agitação marítima começa a aumentar no final do dia, com ondulação de leste, passando para sul/sudeste no final do dia com picos em torno de 2,0m no Litoral sul.