PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (06/12) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (06/12)

Na segunda-feira (06) predomina o tempo nublado e com chuva persistente, especialmente nas áreas entre os planaltos e o litoral catarinense. Ao longo do dia, podem ocorrer períodos com chuva mais intensa, que podem provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.  O risco para ocorrências nestas regiões é moderado a alto. Entre o Meio Oeste e Extremo Oeste, a chuva aparece na forma de pancadas isoladas. As máximas variam de 27°C a 32°C na metade Oeste. Dos Planaltos ao litoral, pela maior presença das nuvens, ficam entre 20°C a 25°C. Ventos sopram de leste a sudeste com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (07/12)

Na terça-feira (07) a atuação de uma alta pressão mantém o tempo firme e ensolarado no Oeste do estado. Já dos planaltos ao litoral o tempo segue com variação de nebulosidade, com possibilidade de chuva isolada, devido ao fluxo de umidade do oceano para o continente. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas de 11 a 15°C dos Planaltos ao Oeste, podendo alcançar de forma pontual valores abaixo de 10°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul. Já nas áreas litorâneas, registram de 16 a 20°C. As máximas variam de 26°C a 33°C na porção oeste, mas ainda não passam dos 25°C no centro-leste de SC. Ventos de sudeste a leste de intensidade fraca.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (08/12)

Na quarta-feira (08) o tempo ensolarado predomina na maior parte do estado. A exceção fica para as áreas litorâneas, com variação de nuvens e possibilidade de chuva isolada entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte, entretanto, não há condições para acumulados significativos, com baixo risco para ocorrências meteorológicas. Durante a manhã a sensação é de frio, com temperaturas abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e de 5 a 10°C entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste. No oeste registram de 10 a 15°C e nas áreas litorâneas entre 13 e 18°C. Ao longo da tarde as temperaturas sobem rapidamente, atingindo valores de 26 a 31°C no Oeste e de 22 a 27° dos planaltos as áreas litorâneas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta-feira (09) e sexta-feira (10) permanece tempo firme em todo o estado de Santa Catarina, com predomínio de sol e poucas nuvens, associado a presença da região de alta pressão.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/12)

Segunda-feira (06) com ventos de leste/sudeste, com intensidade fraca.

Ondas com direção leste e altura entre 1,0 m a 1,5 m em todo litoral catarinense.