PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (08)

Um sistema de alta pressão mantém o tempo estável e ensolarado na maior parte de Santa Catarina nesta segunda-feira (08). Somente no Litoral, em especial no norte é que persiste a condição para chuva nos extremos do dia. Não há risco para desastres no estado. Devido ao ar mais seco e o predomínio de sol, as temperaturas apresentam grande amplitude térmica, ou seja, começam o dia mais amenas e faz calor à tarde, com mínimas de 7°C a 10°C no amanhecer e superando a casa dos 30°C durante a tarde. Os ventos sopram de sul a sudeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (09)

Na terça-feira (09) o tempo muda um pouco mais em Santa Catarina com relação aos dias anteriores, permanecendo o Litoral com variação de nuvens e condições para chuva ocasional. No restante do estado o sol predomina na maior parte do dia. Entre a tarde e a noite áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com trovoadas em especial nas áreas próximas a divisa com o RS e na Grande Florianópolis. A chuva ocorre de forma isolada e apresenta risco moderado para desastres. As temperaturas não mudam muito com relação aos dias anteriores. Os ventos sopram de direção sudeste/nordeste, com intensidade fraca a moderada.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (10)

A quarta-feira começa com mais nuvens no Extremo Oeste, onde já há condições para pancadas de chuva no final da manhã. Nas demais regiões o sol aparece em meio a variação de nuvens e há condições para pancas de chuva entre a tarde e o início da noite, devido a áreas de instabilidade formadas por sistemas de baixa pressão. Havendo portanto, risco moderado para desastres no estado. A temperatura permanece estável, ou seja, não se modifica muito com relação aos dias anteriores. Os ventos sopram de sudeste a leste no Litoral e predominam de nordeste no restante do estado, ambos com intensidade fraca a moderada.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A segunda metade da semana será de tempo instável e com chuva frequente, em especial entre as tardes e noites e acompanhadas por trovoadas, devido a sistemas de baixa pressão que se formam em SC ou avançam pelo estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (08) com ventos de quadrante sul a sudeste, de intensidade fraca a moderada.

Condições de mar pouco agitado com altura de onda entre 1,0 e 1,5 m.