PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/03) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07/03)

Manhã de segunda-feira (07) de tempo nublado no centro-leste do estado, intercalando com aberturas de sol durante a manhã. Ao longo do dia o sol e a sensação de bastante calor predomina, com máximas novamente acima de 30°C em todas as regiões do estado. Entre o final da tarde e noite há condições para temporais, especialmente nas áreas do Planalto Sul ao Litoral Sul, devido ao calor e umidade combinado a aproximação de uma nova frente fria. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais. Os ventos sopram de noroeste entre os Planaltos e oeste e de norte no litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (08/03)

Na terça-feira (08), a frente fria avança sobre a costa de Santa Catarina, o que aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva em todas as regiões. A passagem deste sistema, aliado a disponibilidade de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, por um curto período, ao longo do litoral e áreas próximas com fraca a moderada intensidade. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas, acima dos 30°C em todo o estado, e chegando aos 38°C no Extremo Oeste.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/03)

  Esta quarta-feira (09) será mais um dia de tempo instável no estado de Santa Catarina. O calor segue intenso e a umidade elevada, esta combinação junto a formação de um ciclone a sul do país favorece a ocorrência de temporais entre os períodos da tarde e noite. As chuvas devem ocorrer de forma mais organizada nas áreas centrais, do Meio Oeste aos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, enquanto ocorre mais isolada nas demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas as condições de tempo. A sensação ainda é de bastante calor, com temperaturas próximas a 30°C de forma geral e pontuais acima de 35°C no Oeste.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta-feira (10) e sexta-feira (11) o calor segue intenso em todo estado, com temperaturas acima dos 30°C na maioria das regiões. Todo este calor combinado a disponibilidade de umidade e a passagem de frentes frias segue favorecendo a ocorrência de temporais, sobretudo no centro leste catarinense.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (07/03)

Segunda-feira (07) com ventos que sopram nordeste/norte no litoral e de noroeste entre os Planaltos e oeste com fraca a moderada intensidade.

Ondas de nordeste ao longo do dia, com picos de até 1,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e entre 0,5 m e 1,0 m nas demais áreas da costa catarinense.