PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/04) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (07/04)

A quinta-feira (07) começa com sol e variação de nuvens em SC. Mas, a partir da tarde, a combinação de cavados com o aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade ocasiona pancadas de chuva, temporais com chuva intensa em curto período, raios, fortes rajadas de ventos e eventual queda de granizo. Os temporais iniciam pelo Oeste catarinense e se espalham entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira para as demais regiões. Pontualmente, os acumulados de chuva podem ser altos. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais, chuva intensa e volumosa (como alagamentos, enxurradas e deslizamentos) é alto do Extremo Oeste aos Planaltos e moderado no restante do estado. À tarde, as temperaturas máximas variam de 24°C a 27°C no litoral, Vale do Itajaí, chegam aos 22°C no Planalto Sul e até 25°C nas demais áreas. Ventos com fraca a moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de noroeste/oeste nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (08/04)

A sexta-feira (08) começa com pancadas de chuva em boa parte do estado. A combinação do deslocamento de cavados em vários níveis da atmosfera com o aquecimento diurno e a umidade favorece condições para pancadas de chuva, temporais com chuva intensa em curto período, raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo. Pontualmente, os acumulados de chuva podem ser altos. O risco para ocorrências associadas aos temporais, chuva intensa e volumosa (como alagamentos, enxurradas e deslizamentos) é alto para o centro-leste do estado e moderado na porção oeste. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 13°C na Serra, 18°C a 23°C no litoral e de 16°C a 19°C em grande parte de SC. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Oeste, 20°C no Planalto Sul e entre 20°C a 25°C no restante do estado. Ventos com fraca a moderada intensidade, de nordeste/norte passando para sudeste/leste a partir da tarde. Rajadas de ventos em torno de 55 km/h no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SÁBADO (09/04)

No sábado (09) a circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens (poucas aberturas em que o sol aparece) e chuva a qualquer momento do dia no litoral, Vale do Itajaí e norte do estado. A presença de cavados combinado com aquecimento diurno e umidade ocasiona pancadas de chuva isoladas, mal distribuídas, com raios nas demais áreas. O risco para ocorrências associadas à chuva é baixo a localmente moderado. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 12°C na Serra, 18°C a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 14°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 25°C a 29°C na porção oeste e de 21°C a 25°C no centro-leste de SC. Ventos com fraca a moderada intensidade, de leste a nordeste a partir da noite no estado, com rajadas ocasionais no Litoral Sul.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (10) e segunda-feira (11) a circulação marítima favorece a maior presença das nuvens e chuva ocasional no litoral, Vale do Itajaí. No domingo, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuva com temporais na porção oeste e Planaltos a partir do final da manhã. Entre a tarde e noite de segunda-feira (11), a formação e aproximação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuvas em SC e temporais nas porções oeste e sul do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (07/04)

Quinta-feira (07) com ventos de fraca a moderada intensidade, de nordeste no centro-leste e de noroeste/oeste nas demais regiões.

Ondas com direção sudeste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.