PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (07/06)

Atuação de uma frente fria ainda deixa o dia com nuvens a nublado acompanhadas de pancadas de chuvas no estado. Não se descarta a chance de temporais isolados. No centro-leste do estado os acumulados de chuva devem ser altos. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais. A temperatura fica amena no decorrer do dia em todo estado. As máximas chegam aos 12°C no Planalto Sul, variam de 15°C a 18°C na porção oeste, Planalto Norte e não passam dos 20°C nas demais regiões. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, a partir do final da tarde, principalmente no Litoral Sul e Grd. Florianópolis com moderada intensidade (em torno de 50 km/h).

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (08/06)

Afastamento de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão sobre o RS deixa o dia com variação de nuvens e pancadas de chuvas isoladas no estado. Não se descarta a chance de temporais isolados. Ainda se espera altos acumulados de chuva em localidades do centro-leste do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais. A temperatura fica amena no decorrer do dia no estado. No amanhecer, a mínima fica perto de 8°C no Planalto Sul, varia de 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e de 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 14°C no Planalto Sul, varia de 14°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de leste na porção centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, de moderada intensidade (40 a 60 km/h) no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. O mar fica agitado, com ondas de leste e altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul e Grd. Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/06)

A formação de uma área de baixa pressão próximo ao litoral do estado favorece pancadas de chuvas isoladas do Meio Oeste a Grd. Florianópolis. Há chance de altos acumulados de chuvas entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos pontuais. A temperatura fica amena no decorrer do dia no estado. No amanhecer, a mínima varia de 10°C a 15°C na porção oeste, Planaltos, 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, a máxima chega aos 22°C no Oeste, Litoral Norte, 15°C no Planalto Sul e varia de 15°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 70 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, entre outros. O mar fica agitado em todo litoral, com ondas de leste, altura de até 3,0 m no Litoral Sul, 2,5 m na Grd. Florianópolis e 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na quinta-feira (10) a umidade vinda do oceano ainda favorece chuva isolada na Grd. Florianópolis, Litoral Sul. Áreas de instabilidade devem atuar na porção oeste, no período da tarde, e ocasionar chuva isolada. Sexta-feira (11) com sol e variação de nuvens no decorrer do dia no estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (07) com ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, a partir do final da tarde, principalmente no Litoral Sul e Grd. Florianópolis com moderada intensidade (em torno de 50 km/h).

Ondas com direção sudeste a leste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de 2,5 m) no Litoral Sul, até 2,0 m na Grd. Florianópolis e 1,5 m nas demais áreas litorâneas.