PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (07/08)

Uma alta pressão sobre o oceano segue favorecendo o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, o que deixa o dia com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol aparece na metade leste do estado. Há chance de chuva isolada na Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte. Nas demais regiões sol com algumas nuvens. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 28°C no oeste, 26°C no Litoral Sul, 17°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 24°C nas demais regiões. A umidade, no período da tarde, deve ficar abaixo dos 35% em localidades do oeste. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA DOMINGO (08/08)

A alta pressão sobre o oceano começa a se afastar, o que diminui o transporte de umidade em direção ao continente. Assim, o domingo será de sol com poucas nuvens na metade leste do estado e com predomínio de sol na porção oeste. Amanhecer com temperaturas mínimas variando de 7°C a 12°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 13°C a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 30°C no oeste, 27°C no Litoral Sul, 22°C no Planalto Sul e variando de 24°C a 26°C nas demais áreas. À tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 30% na porção oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (09/08)

Uma massa de ar quente atua sobre SC e PR, o que deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado e favorece um aumento nas temperaturas, principalmente, no período da tarde. O amanhecer é com temperaturas mínimas de 7°C a 11°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 12°C a 17°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 27°C a 32°C na porção oeste, Litoral Sul, chegam aos 24°C no Planalto Sul e de 25°C a 28°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (10) a formação e avanço de uma frente fria sobre o RS favorece o aumento de nuvens e previsão de pancadas de chuvas isoladas do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Na quarta-feira (11) a frente fria avança sobre SC e ocasiona pancadas de chuvas em todo estado no decorrer do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (06/08)

Sábado (07) com ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

Ondas com direção leste a nordeste e altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas de leste e altura de 1,0 m a 1,5 m.