PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (07/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (07)

Um ciclone extratropical, no mar na altura do Litoral do RS, mantém a presença de umidade, assim como a condição para chuva fraca em SC, sobretudo na manhã da sexta-feira (07). No decorrer da tarde o ciclone começa a se afastar para alto mar, diminuindo a nebulosidade no estado. O vento varia entre noroeste e sudoeste com intensidade moderada (velocidade média entre 20 e 30km/h) e com rajadas entre 50 e 80km/h dos planaltos ao Litoral, sendo ainda mais fortes no mar. O risco para ocorrências associadas ao vento é baixo a moderado. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 15°C e 20°C na maioria das regiões do estado, ficando mais altas no Litoral e áreas próximas, onde variam entre 22 e 27°C. 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (08)

No sábado (08), um sistema de alta pressão influencia o tempo no Sul do Brasil, com predomínio de sol em toda SC. Apenas no decorrer da noite nebulosidade aumenta, com a aproximação de uma frente fria. O vento se mantém fraco ao longo do dia em todas as regiões de SC e varia entre as direções nordeste e noroeste, porém no final do período passa a apresentar rajadas moderadas de direção nordeste no Litoral. As temperaturas mínimas ficam mais baixas se comparadas aos dias anteriores, atingindo valores abaixo dos 5°C nos planaltos e no Meio-Oeste, com condições para formação de geada. No Litoral, as mínimas variam entre 11 e 13°C e nas demais regiões do estado entre 7 e 10°C. À tarde esquenta e as máximas variam de 20°C a 25°C na maioria das regiões, chegando aos 27°C no Extremo Oeste e no Litoral.  Não há riscos associados às condições de tempo.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (09)

No domingo (09), o tempo volta a ficar instável em SC, com a chegada de uma frente fria, que provoca chuva em todas as regiões do estado. Por alguns momentos a chuva ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa. Vento de nordeste a noroeste, passando para sul entre o final da manhã e a tarde com rajadas mais intensas de 40 a 60km/h no Litoral, deixando o mar agitado. As temperaturas mínimas no amanhecer variam ente 6 e 10°C nos planaltos e entre 11 e 15°C nas demais regiões. À tarde  as máximas variam de 15°C a 17°C nas áreas próximas da divisa com o RS, chegam aos 26°C no Litoral Norte e variam entre 17 e 23°C nas demais regiões. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A semana começa com tempo instável em SC, com condições para chuva persistente e com algumas trovoadas em todas as regiões do estado, na segunda-feira (10) provocada por uma frente fria e na terça-feira (11) por áreas de instabilidade formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão) e intensificadas pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (07/10)

Nesta sexta-feira (07), o vento varia entre oeste e sudoeste com intensidade moderada (velocidade média entre 20 e 30km/h) e com rajadas entre 50 e 80km/h no Litoral, sendo ainda mais fortes no mar.

Mar pouco agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas passando de nordeste para sul entre 1,0 e 1,5m e picos máximos de 2,0m. No restante do Litoral, ondulação de nordeste, entre 0,5 e 1,0m.