PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/02) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (08/02)

A influência de uma massa de ar seco e frio, mantém a presença do sol em todas as regiões de SC. Apenas o Litoral apresenta variação de nuvens e chance de chuva isolada, em especial nos extremos do dia (amanhecer e final do dia), devido ao deslocamento de umidade do mar para o continente. O dia começa novamente com temperaturas mais baixas, em especial na Serra onde as mínimas atingem valores em torno dos 5°C. No decorrer da manhã, com o ar seco e a presença do sol, as temperaturas se elevam rapidamente e à tarde volta a fazer calor, com máximas superando os 30°C no Oeste e Vale do Itajaí e variando entre 26 e 28°C nas demais regiões. Vento fraco a moderado com direção variável no interior do estado e oscilando entre sudoeste e sudeste no Litoral. Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo. 

 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/02)

A massa de ar seco e frio perde força e se afasta para o mar, favorecendo maior presença de umidade em SC, o que combinado ao calor no período da tarde favorece a ocorrência de pancadas muito isoladas de chuva com algumas trovoadas entre o Meio-Oeste e os Planaltos. No Litoral a circulação marítima mantém a variação de nuvens e a chance de chuva isolada nos extremos do dia.  O risco é baixo para ocorrências. O vento varia de sudeste a leste com intensidade fraca e moderada. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam em torno dos 10°C no Planalto Sul, dos 13°C no Oeste e entre 14°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 35°C no Extremo Oeste, variam entre 24 e 27°C nos Planaltos e entre 28 e 30°C nas demais regiões. 

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/02)

O sol aparece em todas as regiões de SC, porém em meio a variação de nuvens entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, onde também há condições para chuva fraca e isolada nos extremos do dia. À tarde, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul, com risco baixo para ocorrências associadas. O vento varia entre leste e nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas no Litoral. As temperaturas se elevam com relação aos dias anteriores com mínimas entre 16 e 20°C na maioria das regiões, com exceção dos Planaltos, onde variam entre 12 e 15°C. Durante a tarde as temperaturas máximas chegam aos 36°C no Extremo Oeste, variam entre 24 e 27°C nos Planaltos e entre 28 e 30°C nas demais regiões.

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (11) e o sábado (12), a formação de uma frente fria entre o RS e o Uruguai concentra a maior instabilidade no estado vizinho, permanecendo SC com presença de sol em todas as regiões, mas ainda com variação de nuvens e chance de chuva isolada nos extremos do dia no Litoral, devido ao vento que predomina de nordeste, fraco a moderado e com rajadas na faixa litorânea. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/02)

Vento fraco a moderado com direção variável no interior do estado e oscilando entre sudoeste e sudeste no Litoral.

 

A agitação marítima diminui no decorrer do dia, com ondas de sul a  sudeste com altura de 0,5m a 1,0m e picos de 1,5m.