PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/09) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (08)

Na quinta-feira (08) o sol volta a aparecer e até mesmo predominar em todas as regiões catarinenses. Apenas na região central do estado a nebulosidade aumenta no período da tarde, mas sem previsão de mudanças significativas no tempo. Com o ar mais seco e a presença do sol as temperaturas se elevam e as máximas chegam aos 30°C no Oeste, aos 24°C no Planalto Sul e variam de 26°C a 28°C nas demais regiões. Vento do quadrante nordeste/noroeste, com intensidade fraca a moderada (entre 15 e 20km/h) e com rajadas próximas a 50 km/h, especialmente no Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (09)

sexta-feira (09) já começa com temperaturas elevadas em todo o estado. No amanhecer temperaturas mínimas em torno dos 13°C nos planaltos e entre 16 e 21°C nas demais regiões. O sol predomina em todas as regiões ao longo do dia, com tendência de aumento de nuvens no decorrer da tarde nas áreas de divisa com o RS, onde a partir do final do dia há condições para pancadas isoladas de chuva,  trovoadas e temporais isolados, devido à chegada de uma frente fria a SC. As temperaturas permanecem mais elevadas, com máximas superando os 30°C  em quase todas as regiões, chegando próximas aos 35°C no Litoral e Oeste. O vento varia de norte a noroeste, passando para sul no final do dia, com velocidade média entre 20 e 30km/h e rajadas que superam os 60km/h entre o Oeste e o Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento e aos possíveis temporais.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (10)

O deslocamento rápido da frente fria por SC, deixa o tempo instável no sábado (10), com presença de muitas nuvens em todas as regiões e com condições para pancadas de chuva com trovoadas e chance de temporais isolados, sobretudo do Meio-Oeste ao Litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Devido à cobertura de nuvens, as temperaturas não variam muito com mínimas entre 10 e 14°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul e entre 16 e 18°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam entre 17 e 21°C. Vento de sudoeste a sul, com velocidade média entre 20 e 30km/h e rajadas que superam os 60km/h no Litoral e áreas próximas, ficando ainda mais intensos sobre o mar, onde as rajadas se aproximam de 80km/h, com risco moderado para ocorrências associadas ao vento.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (11) a frente fria já se afasta de SC, mas áreas de instabilidade formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão) provocam aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde em todas as regiões. O domingo começa com temperaturas abaixo dos 10°C em todo o estado, ficando abaixo dos 5°C nos planaltos. A segunda-feira (12) permanece com tempo instável em SC e com condições para chuva a qualquer momento do dia, sendo por vezes mais intensa e acompanhada por temporais isolados, ainda por influência do cavado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/09)

Quinta-feira (08) com vento do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada (entre 15 e 20km/h) e com rajadas próximas a 50 km/h, especialmente no Litoral Sul.

Ondas com direção nordeste no litoral catarinense. Altura de 1,0 a 1,5m e picos de até 2,0m entre Florianópolis e o Litoral Sul no início do dia.