PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (08/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (08/10)

Na sexta-feira (08) a circulação marítima favorece variação de nuvens, com chance de chuva bem isolada no litoral, Vale e áreas próximas. Nas demais áreas, a atuação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) combinada com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica ocasiona aumento de nuvens com pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais (chuva forte, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados. Essa chuva e temporais devem se propagar para o leste no decorrer da noite e na madrugada de sábado (09). O risco é moderado para ocorrências relacionadas com a chuva. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as temperaturas não sobem muito. Nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana não passam dos 17°C e nas demais áreas dos 20°C. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (09/10)

No sábado (09) a área alongada de baixa pressão (cavado) se aprofunda, segue atuando sobre o estado, combinada com a circulação marítima e ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica, o que deixa o dia com muitas nuvens a nublado, pancadas de chuvas que podem vir na forma de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva. Amanhecer com temperaturas perto dos 7°C no Planalto Sul, de 10°C a 15°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, áreas do Litoral Sul e de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, a nebulosidade segue mantendo as temperaturas amenas, com máximas não passando dos 16°C nos Planaltos, Alto Vale e dos 20°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (10/10)

No domingo (10) a circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens a nublado e chuva ocasional no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. Nas demais regiões, dia com sol a variação de nuvens e chance de chuva isolada a partir da tarde. O risco é baixo para ocorrências. Amanhecer com temperaturas de 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas chegam aos 25°C no Oeste, 22°C no Meio Oeste e por conta da maior presença das nuvens no centro-leste variam de 16°C a 20°C. Ventos de leste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 55 km/h) em áreas do litoral, Vale e na porção oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (11) e terça-feira (12) a circulação marítima deixa os dias com variação de nuvens e chuva ocasional no litoral, Vale e áreas próximas. Na porção oeste, na segunda à tarde a nebulosidade tende a aumentar com chance de chuva bem isolada e na terça com sol e poucas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (08/10)

Sexta-feira (08) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.