PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (09)

A segunda-feira (09) amanhece com variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada no centro-leste catarinense, devido a oferta de umidade proveniente do oceano, nas outras regiões o sol predomina entre poucas nuvens ao longo da manhã. No período da tarde há condições para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por temporais bem isolados pelo estado, com risco baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. As temperaturas mínimas oscilam entre 8°C e 13°C no Planalto Sul, variam entre 12°C e 15°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, no Alto e Médio Vale do Itajaí e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 14°C e 19°C nas demais áreas. As máximas variam entre 19°C e 25°C nos planaltos, em parte do Meio-Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e oscilam entre 25°C e 31°C nas outras regiões. Ventos variando de leste a nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas moderadas.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (10)

A terça-feira (10) já inicia com a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de temporais isolados no Grande Oeste e com sol e variação de nuvens nas demais áreas. Ao longo da tarde e da noite, as instabilidades que atuam em vários níveis da atmosfera, combinadas com a oferta de calor e umidade, provocam pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em todas as regiões do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Os ventos variam de direção leste a nordeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas fracas a localmente moderadas pelo estado. As mínimas variam entre 7°C e 13°C no Planalto Sul, oscilam entre 13°C e 17°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 17°C a 20°C nas outras áreas. As máximas variam entre 19°C e 30°C nos planaltos e oscilam entre 25°C e 35°C no restante do estado.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (11)

A quarta-feira (11) inicia com tempo aberto e poucas nuvens no Grande Oeste e com sol entre maior cobertura de nuvens na metade leste catarinense. A partir do final da manhã a nebulosidade aumenta em todo o estado e a oferta de calor e umidade, combinada a instabilidades atmosféricas, provoca pancadas de chuva, acompanhadas de temporais isolados que seguem ocorrendo em todas as áreas do estado e que perdem força ao longo da noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Ventos variando de nordeste a noroeste com intensidade fraca e rajadas fracas pelo estado. As temperaturas mínimas oscilam entre 10°C e 14°C no Planalto Sul, oscilam entre 12°C e 18°C no Planalto Norte, Meio-Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e marcam entre 17°C e 22°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 28°C e 30°C nos planaltos e variam entre 29°C e 37°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A quinta-feira (12) terá sol entre nuvens na madrugada e manhã e pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados entre a tarde e a noite, devido a instabilidades presentes na atmosfera. Na sexta-feira (13) a combinação de instabilidades em diversos níveis da atmosfera  com a oferta de calor e umidade deixam o tempo instável, com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados ao longo de todo o período em todas as regiões de SC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/01)

Segunda-feira (09) com ventos variando de direção leste a nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas moderadas em áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis Serrana.

Ondas com direção sudeste e altura de 1,0 m no Litoral Norte e variando entre 1,0 m a 1,5 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis.