PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/02) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/02)

Na quarta-feira (09) um sistema de alta pressão no mar favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao litoral, Vale do Itajaí, o que favorece um dia de sol a variação de nuvens e chance de chuva bem isolada, principalmente, no início e ao final do dia. Já na porção oeste e Planaltos dia com predomínio de sol a poucas nuvens. No período da tarde, há chance de chuva bem isolada e passageira em localidades dos Planaltos e Meio Oeste. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, a temperatura máxima varia de 29°C a 34°C na porção oeste, chega aos 26°C no Planalto Sul e fica entre 26°C a 30°C nas demais áreas. Ainda, no Oeste, a umidade relativa deve ficar abaixo dos 35%. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/02)

Na quinta-feira (10) a alta pressão sobre o oceano se afasta da costa da região Sul do país, mas ainda favorece o transporte de umidade em direção ao litoral, Vale do Itajaí, o que deixa o dia com sol entre nuvens e chance de chuva isolada, principalmente, nos extremos do dia. Nas demais áreas, dia com sol e poucas nuvens. Mas, a partir da tarde, a combinação do aquecimento diurno com a umidade favorece pancadas de chuva isoladas com trovoadas em localidades do Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Litoral Sul e Alto Vale. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 12°C no Planalto Sul, de 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale e de 16°C a 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C a 35°C na porção oeste, chegam aos 30°C no Litoral Sul e variam de 26°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos em torno de 50 km/h no Litoral Sul. 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/02)

A sexta-feira (11) será um dia de sol com poucas nuvens em grande parte do estado. Mas, entre a tarde e noite, a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade favorece condições para pancadas de chuva isoladas acompanhadas de trovoadas no Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 10°C no Planalto Sul, de 12°C a 16°C no Meio Oeste e de 16°C a 23°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 37°C na região de Itapiranga, Caibi, variam de 31°C a 35°C no restante da porção oeste e de 28°C a 33°C nas demais áreas. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos em torno de 50 km/h no Litoral Sul.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (12) o calor e a umidade favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, entre a tarde e noite, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. No domingo (13)  a aproximação de uma frente fria favorece temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir da tarde e durante a noite para as outras regiões. Antes dos temporais ainda faz calor, com temperaturas máximas de 37°C na região de Itapiranga, Caibi, 35°C no Litoral Sul, de 30°C a 35°C no restante do estado. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/02)

Quarta-feira (09) com ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.