PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/03) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/03)

  A instabilidade mais intensa se posiciona no RS, associada a formação de uma frente fria. Em SC, presença de sol em todas as regiões, porém com mais nuvens entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, onde há condições para chuva ocasional, devido a circulação marítima. Dos Planaltos ao Extremo Oeste o calor combinado a umidade elevada, favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas as condições de tempo. O calor se mantém com temperaturas máximas próximas a 30°C em todo o estado e superando os 35°C no Oeste.

 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/03)

Na quinta-feira (10) presença de sol e calor em todas as regiões. A partir da tarde e principalmente no final do dia, o  aquecimento e o avanço da frente fria, associada a um ciclone com centro no mar na altura do Litoral do Uruguai, provocam pancadas de chuva e temporais em toda SC, que tendem a ser mais fortes e mais abrangentes nas áreas de divisa com o RS.  O risco é moderado a alto para ocorrências em especial nas áreas próximas à divisa com o estado vizinho.  O dia começa com sensação de ar abafado com mínimas entre 15 e 22°C. À tarde as máximas oscilam próximas a 30°C na maioria das regiões e chegam aos 35°C no Oeste.  O vento varia de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada.

 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/03)

A frente fria avança por Santa Catarina, mantendo o tempo instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia que é intercalada com aberturas de sol. À tarde e também à noite, a chuva e os temporais mais intensos se concentram do centro ao norte do estado, onde o risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa em curto espaço de tempo. As temperaturas mínimas variam em torno dos 20°C em todo o estado. À tarde, com a virada do vento para sul e a cobertura de nuvens, as máximas ficam mais amenas do Oeste ao Litoral Sul variando próximas a 25°C. Do centro ao norte ainda faz calor com máximas superando 30°C. 

 

 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (12) a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém o fluxo de umidade sobre SC, mantendo a presença de muitas nuvens e a condição para pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, que são alternadas com aberturas de sol. No domingo (13) a instabilidade da frente fria ganha reforço com a formação de uma sistema de baixa pressão entre o Litoral de SC e do sudeste do país, o que mantém a condição para chuva em todas as regiões, mas sobretudo no Litoral e áreas próximas. As temperaturas variam pouco durante os dias com mínimas entre 13 e 19°C e máximas entre 22 e 26°C. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/03)

Quarta-feira (09) vento de nordeste a leste no Litoral fraco a moderado. Nas demais regiões vento de nordeste a norte, também com intensidade fraca a moderada. 

 

Ondas de leste a sudeste, com picos de até 1,5 m no Litoral Sul e entre 0,5m e 1,0m da Grande Florianópolis ao norte do estado.