PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/03) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (09)

Aprofundamento de uma área de baixa pressão combinada ao calor e umidade ocasionam pancadas de chuvas dos Planaltos ao litoral a partir da tarde. Há previsão de temporais isolados (chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo, com raios, chance de granizo isolado e rajadas de ventos). Logo, nesta área, o risco é moderado para desastres. No restante do estado, dia com sol e poucas nuvens, mas não se descarta a chance de chuva bem isolada e rápida, com baixo risco para desastres. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 32°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí, 25°C no Planalto Sul e variam de 26°C a 29°C nas demais regiões. Ventos de nordeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. A partir do final da noite passam a ser de quadrante sul no litoral e áreas próximas. Rajadas de ventos isoladas, principalmente, associadas aos temporais.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (10)

Formação de um ciclone sobre o oceano combinado a disponibilidade de umidade favorece pancadas de chuvas isoladas em áreas do litoral, Grd. Florianópolis, Vale e proximidades. Assim, o risco é moderado para desastres. Nas demais regiões, dia com sol e poucas nuvens. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 8°C), amenas nas demais regiões: 15°C a 22°C no litoral, Vale e de 11°C a 14°C no restante do estado. À tarde, as máximas variam de 26°C a 29°C na porção oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale, até 26°C na Grd. Florianópolis e de 21°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de sudoeste a sudeste na faixa leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, até 55 km/h, em áreas do litoral, Vale, Planalto Sul e proximidades.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (11)

Afastamento do ciclone sobre o oceano combinado ao aquecimento diurno, umidade favorece chuva de forma isolada em localidades do litoral, Grd. Florianópolis, Vale e proximidades, principalmente, entre a tarde e início da noite. Assim, o risco é baixo a localmente moderado para desastres. Nas demais áreas, dia com sol e poucas nuvens. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (perto dos 6°C), amenas nas demais regiões: 16°C a 22°C no litoral, Vale, 11°C a 15°C no restante do estado. À tarde, as máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul e variam de 26°C a 31°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul a leste no leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, isoladas, em torno dos 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (12) e sábado (13) com tendência de tempo mais estável (sol e poucas nuvens) em boa parte do estado. Porém, chuvas de forma rápida e bem isoladas podem ocorrer no período da tarde em áreas do litoral, Grd. Florianópolis e Vale. As temperaturas máximas chegam aos 34°C na porção oeste, 27°C no Planalto Sul e perto dos 30°C nas demais regiões.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Terça-feira (09) com ventos de nordeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. A partir do final da noite passam a ser de quadrante sul no litoral e áreas próximas. Rajadas de ventos isoladas, principalmente, associadas aos temporais.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m (com picos podendo chegar aos 2,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.