PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/04) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (09/04)

A circulação marítima causada por um sistema de alta pressão atmosférica com centro no oceano deixa o sábado (09) nublado e com possibilidade de chuvas rápidas e ocasionais no litoral e  Vale do Itajaí. Do oeste aos planaltos, o tempo firme predomina e o sol aparece entre poucas nuvens, com chance para algumas pancadas de chuva isoladas. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas durante a tarde variam entre 25°C e 27°C na maior parte de SC, podendo chegar a 30°C no Baixo e Médio Vale. Os ventos sopram com intensidade fraca pelo estado, sem direção preferencial.

PREVISÃO PARA DOMINGO (10/04)

No domingo (10), a presença de áreas de instabilidade em vários níveis atmosféricos provocam chuvas com trovoadas na porção oeste catarinense. A chuva deve iniciar já durante a manhã e ser pontualmente intensa, apresentando risco moderado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No litoral e planaltos, a circulação marítima mantém o tempo nublado, com chance de chuvas fracas ao longo do dia. Por conta da presença de nebulosidade, as temperaturas máximas ficam em torno dos 20°C em grande parte do estado, exceto no Litoral Norte, onde podem chegar aos 25°C.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (11/04)

Áreas de instabilidade seguem atuando sobre Santa Catarina na segunda-feira (11) e provocam temporais pelo estado. Eles iniciam na porção oeste já durante a manhã, onde deve ser mais intensa,  e se propaga em direção ao norte do estado. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais (rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo) e chuva intensa (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) nestas regiões. Nas demais áreas do estado, o risco para as ocorrências é moderado. Os ventos sopram predominantemente de quadrante norte em SC, com intensidade fraca a moderada.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (12) e quarta-feira (13), a formação e avanço de uma frente fria provoca temporais e chuva intensa em SC, especialmente nas áreas do oeste do estado, onde são previstos altos acumulados de precipitação.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/04)

Sábado (09) com ventos de fraca intensidade em Santa Catarina, sem direção preferencial.

Ondas com direção sudeste/leste e altura entre 0,5 e 1,0 m em todo litoral catarinense.