PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (09)

Nesta sexta-feira (09), a influência da circulação marítima sobre o litoral de Santa Catarina diminui ao longo do dia. Ainda assim, chuva rápida e isolada pode ser observada na faixa litorânea e em áreas próximas no início do dia. Nas demais regiões do estado o predomínio é de sol e calor. As mínimas variam de 12°C a 15°C entre os Planaltos, 16°C e 21°C na metade oeste e de 16°C a 22°C na faixa litorânea. O calor ganha força a tarde no Litoral Sul e entre o Oeste e Extremo Oeste, podendo chegar aos 34°C. Entre os planaltos variam de 25°C a 28°C e 27°C a 29°C nas demais regiões. Ventos variando do quadrante nordeste/noroeste com fraca a moderada intensidade. O risco é baixo para desastres no estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (10)

O final da semana deve ser de calor em Santa Catarina. No sábado (10), o tempo permanece estável, com predomínio do sol e poucas nuvens em todo o estado. O destaque do dia fica para o calor, que pode chegar aos 33°C entre o Oeste e Extremo Oeste, 35°C Litoral Sul, 30°C no Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte. No final do dia, um ciclone extratropical se forma entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, mas ainda não influencia as condições do tempo em Santa Catarina. Ventos do variando de noroeste a norte com rajadas de fraca a moderada intensidade. O risco é baixo para desastres no estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (11)

Na domingo (11) o ciclone se intensifica e avança rapidamente para alto mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul. Uma frente fria associada a este ciclone avança rapidamente na altura da costa catarinense, provocando chuva mal distribuída no estado. Ainda assim, há risco de temporais isolados no final do dia. A maior influência associada ao ciclone fica por conta das rajadas de vento, sobretudo entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis (que podem chegar a 65 km/h), e a agitação marítima no final do dia. Ventos variando do quadrante norte/sudoeste. O calor é intenso, sobretudo na faixa litorânea, podendo chegar aos 37°C no Litoral Sul, 35°C no Litoral Norte e 32°C entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para desastres no estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No início da próxima semana há chance de pancadas de chuva durante a tarde associadas à áreas de instabilidade que se formam durante a tarde por conta do calor e umidade. Apesar disso, o calor intenso diminui e não passa dos 30°C entre segunda e terça-feira.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (09) com ventos variando do quadrante nordeste/noroeste com rajadas de fraca a moderada intensidade.

Condições marítimas de pouca agitação nas regiões próximas à costa catarinense, com ondas de 1 a 1,5 metros. Circulação de leste/nordeste.