PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (09/05)

Na segunda-feira (09), o sistema de alta pressão ainda influencia o tempo em SC, mantendo o dia com predomínio do sol e poucas nuvens.  Apenas nos extremos do dia há chance de chuva fraca e isolada em áreas do Litoral, mas sem riscos para ocorrências meteorológicas. O período da manhã tem formação de nevoeiro no estado e de geada nos pontos mais altos do Planalto Sul, onde as mínimas ficam próximas aos 5°C. Nas demais regiões, as mínimas variam entre 7°C e 13°C. Por conta do predomínio do sol, as temperaturas sobem rapidamente, principalmente no oeste, onde a máxima chega aos 26°C. Os ventos sopram de nordeste, com intensidade fraca.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (10/05)

A terça-feira (10) é um dia de mudanças nas condições do tempo. A presença de instabilidades na atmosfera favorece a ocorrência de pancadas de chuva ainda pela manhã no oeste de SC. No decorrer do dia as áreas de instabilidade se deslocam em direção às demais regiões, fornecendo condições para temporais isolados. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado. O dia ainda amanhece com temperaturas abaixo dos 10°C entre o Planalto Sul, Meio Oeste e Planalto Norte. Nas demais regiões mínimas entre 11°C e 16°C. Por conta do tempo mais encoberto, principalmente no oeste, as temperaturas não sobem muito e não passam dos 19°C na região e dos 24°C no litoral. Os ventos sopram de nordeste com intensidade fraca,  mudando para sudoeste ao longo da noite.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (11/05)

Na quarta-feira (11) o tempo segue instável entre a madrugada e manhã em Santa Catarina. Há condições para pancadas de chuva em todo o estado neste período, com risco baixo para ocorrências associadas à temporais isolados entre o Meio Oeste e Planaltos. A partir da tarde, com o deslocamento do sistema para o oceano não há mais condições para chuva na região, permitindo a presença de sol entre nuvens ao longo do dia. As mínimas marcam valores entre 10 e 15°C do Oeste aos Planaltos, e variam entre 14 e 18°C nas demais regiões. No período da tarde as temperaturas ficam abaixo de 20°C em grande parte do estado, com exceção nas áreas litorâneas que atingem valores entre 22 e 26°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A partir de quinta-feira (12), o tempo volta a ficar estável e com predomínio do sol em todo o estado, com apenas variação de nebulosidade nas áreas litorâneas, associada a umidade que sopra do oceano para o continente. Estas condições devem permanecer na sexta-feira (13).

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/05)

Segunda-feira (09) com ventos soprando de nordeste, com intensidade fraca.

Ondas com direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.