PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/10) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (09)
 
A instabilidade volta ao estado com a entrada de uma frente fria pelo oeste catarinense entre o final da manhã e início da tarde, que avança em direção ao restante do estado ao longo do domingo (09), provocando chuva em todas as regiões, que por alguns momentos pode ocorrer de forma intensa e acompanhada por temporais isolados. O vento médio sopra com intensidade fraca ao longo da manhã, ganhando intensidade e passando a moderado a partir da tarde principalmente nas áreas costeiras (velocidade entre 4 km/h e 35 km/h) de direção NE/NO, virando para S/SE entre o final da manhã e o início da tarde, com rajadas fracas a moderadas entre 10 km/h e 65 km/h em áreas litorâneas, deixando o mar agitado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais, à chuva intensa e às rajadas de vento. As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 11°C nos planaltos e Meio-Oeste e ficam entre 10°C e 16°C nas demais regiões. As máximas variam entre 17°C a 27°C na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e em todo o Vale do Itajaí, nas outras áreas elas oscilam entre 12°C e 19°C.
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (10)
 
Na segunda-feira (10) a frente fria segue atuando, combinada ao fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia, favorecendo ainda mais a formação de áreas de instabilidades em SC, com condições para chuva persistente e trovoadas em todas as regiões ao longo de todo o período. Os ventos sopram com intensidade moderada (de 5 km/h a 30 km/h), de direção SE/S, virando para L/NE ao longo da noite, com rajadas variando entre 15 km/h e 65 km/h (do Oeste aos planaltos e nas áreas costeiras).  O risco associado às chuvas como alagamentos, eventual queda de granizo moderado a alto e às rajadas de vento é moderado. As temperaturas mínimas oscilam entre 5°C e 10°C no Extremo Oeste, nos planaltos, no Alto e Médio Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana, já nas demais regiões ficam entre 10°C e 13°C. As temperaturas máximas não sobem muito, marcando entre 7°C e 11°C nos planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale do Itajaí e oscilando entre 11°C e 15°C nas demais regiões.
PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (11)
 
Na terça-feira (11) áreas de instabilidade formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão em níveis mais altos da atmosfera) e intensificadas pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica, continuam provocando chuva em todo o estado, que novamente pode vir de forma intensa e volumosa por alguns momentos e acompanhada de trovoadas. O vento médio sopra com intensidade fraca a moderada, de direção N/NE, com velocidades entre 4 km/h e 22 km/h, com rajadas fracas a moderadas, entre 10 km/h e 65 km/hsendo mais intensas em áreas do Grande Oeste ao Planalto Sul. As temperaturas mínimas oscilam entre 8°C e 11°C entre os planaltos e marcam entre 11°C e 15°C nas demais regiões.  À tarde as máximas variam entre 18°C e 21°C no litoral e em áreas próximas, marcam em torno dos 15°C no Planalto Sul e oscilam entre 15°C e 18°C no restante do estado. O risco associado a ocorrências relacionadas a alagamentos e eventual queda de granizo é moderado a alto, enquanto que o risco associado às rajadas de vento é moderado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Na quarta-feira (12), um sistema de baixa pressão em altos níveis da atmosfera se aprofunda originando um ciclone extratropical, no mar próximo ao Litoral do RS, além disso, o fluxo de calor e umidade segue  mantendo condição para chuva em Santa Catarina.
Na quinta-feira (13) o ciclone ainda influencia o tempo no estado catarinense, se afastando para o mar ao longo da noite, mas ainda favorecendo a permanência do canal de calor e umidade mantendo o tempo instável e com chuva persistente. 
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/10)
 
Neste domingo (09), o vento médio sopra com intensidade fraca ao longo da manhã, ganhando intensidade e passando a moderado a partir da tarde principalmente nas áreas costeiras (velocidade entre 4 km/h e 35 km/h) de direção NE/NO, virando para S/SE entre o final da manhã e o início da tarde, com rajadas fracas a moderadas entre 10 km/h e 65 km/h em áreas litorâneas.
Mar agitado em todo o litoral catarinense, ondas de direção sul com alturas entre 1,5 m e 2 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis, com pico máximo de 2,5 m e ondulações entre 2 m e 2,5 m no Litoral Norte com pico máximo de 2,5 m.