PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/10) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (09/10)

No sábado (09) permanece a atuação de uma área alongada de baixa pressão combinada a circulação marítima e ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica mantém o tempo instável em SC. Assim, o dia será de variação de nuvens a nublado, com chuva (que pode ser de moderada a forte intensidade em alguns momentos e ocasionar altos acumulados) e acompanhada de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a chuva volumosa e temporais. Por conta da maior presença das nuvens as temperaturas ficam amenas e não passam dos 20°C no Oeste, variam de 13°C a 16°C nos Planaltos, Alto Vale e de 16°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (10/10)

No domingo (10) a circulação marítima segue atuando em parte do leste de SC e deixa o dia com muitas nuvens a nublado e chuva em boa parte do dia no litoral, Vale e áreas próximas. Na porção oeste, o dia começa com sol e algumas nuvens, mas, a partir da tarde, a combinação do aquecimento diurno com áreas de instabilidades vindas do RS ocasionam pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva. Amanhecer com temperaturas de 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e de 16°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas chegam aos 23°C na porção oeste, 21°C no Litoral Sul e não passam dos 20°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade com rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (11/10)

Na segunda-feira (11) a circulação marítima se intensifica e mantém o dia com muitas nuvens a nublado e chuva constante, que podem ocasionar altos acumulados no litoral, Vale e áreas próximas. Nas demais áreas, o deslocamento de um sistema de baixa pressão sobre o RS favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade que se deslocam em direção a porção oeste de SC e ocasionam pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva. Amanhecer com temperaturas de 9°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 19°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas sobem no Oeste e chegam aos 27°C e no Meio Oeste aos 23°C. Já nas demais regiões não passam dos 20°C. Ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, principalmente no litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (12) permanece a circulação marítima, o que mantém a chuva no litoral, Vale e áreas próximas. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas à tarde. Na quarta-feira (13) a circulação marítima perde força, mas ainda ocasiona chuva isolada com gradual melhora nas condições do tempo.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/10)

Sábado (09) com ventos de leste a nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.