PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09)

Na quarta-feira (09), uma área de baixa pressão no oceano segue mantendo a circulação marítima, especialmente no Litoral Sul. Entre a tarde e à noite, instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados do Meio-Oeste ao litoral, com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sendo baixo a moderado o risco para ocorrências associadas. No Extremo Oeste e Oeste, o sol aparece entre poucas nuvens durante o dia. O vento sopra de direções variadas pelo estado, com fraca intensidade. As temperaturas no período da tarde podem superar os 28°C no Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. No Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste, as máximas variam entre 24°C e 26°C e nas demais regiões ficam entre 20°C e 24°C.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10)

Na quinta-feira (10), uma área de alta pressão mantém o tempo firme em Santa Catarina. Assim, o dia é de predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões. Em alguns momentos, há aumento de nebulosidade no litoral por conta da maior disponibilidade de umidade. No final do dia, a aproximação de instabilidades no Extremo Oeste também provocam aumento de nebulosidade na região, mas não há risco para ocorrências meteorológicas. O dia amanhece com temperaturas amenas no estado, entre 7°C e 10°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste e entre 11°C e 15°C na maior parte do restante do estado. Por conta da maior presença do sol, a amplitude térmica é grande durante o dia, com máximas que chegam aos 31°C no Extremo Oeste e variam de 24°C a 30°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11)

Ao longo da sexta-feira (11), a presença de instabilidades atmosféricas combinadas a disponibilidade de calor e umidade podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado. O risco para ocorrências meteorológicas associadas a esta condição é baixo. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul, a circulação marítima pode provocar chuvas de forma fraca, rápida e isolada. Os ventos viram de norte para leste durante o dia e sopram com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 17°C no Extremo Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Sul e ficam entre 10°C e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas oscilam entre 26°C e 28°C em partes do Grande Oeste e litoral e não passam de 20°C nos planaltos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (12), o dia amanhece com presença de sol e durante a tarde e a noite podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. No domingo (13), o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai e o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica provocam chuva em todo o estado, também na forma de temporais.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/11)

Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

Ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura entre 1,0 m e 1,5 m.