PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/12) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA  (09/12)

Na quinta-feira (09) a circulação marítima deixa o dia com variação de nuvens intercalando com aberturas em que o sol aparece e chance de chuva isolada no litoral, Vale do Itajaí. Não há condição para acumulados de chuva significativos. Nas demais regiões, dia com predomínio de sol a poucas nuvens por conta da atuação de uma massa de ar seco. No período da tarde, a umidade relativa deve ficar abaixo dos 30% em localidades da porção oeste, o que indica um risco moderado para problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros. A temperatura máxima, à tarde, chegam aos 34°C no Oeste, variam de 25°C a 29°C no Meio Oeste, Vale do Itajaí, norte do estado e de 21°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA  (10/12)

Na sexta-feira (10) o tempo fica estável em SC, com predomínio de sol na porção oeste e sol com algumas nuvens dos Planaltos ao litoral. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 7°C no Planalto Sul, variam de 10°C a 14°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 19°C nas demais áreas. Durante o dia as temperaturas sobem rapidamente e a tarde as máximas chegam aos 26°C no Litoral e Planalto Sul, variam de 30°C a 36°C na porção oeste e 26°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul passando para norte no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO  (11/12)

O sábado (11) será de predomínio de sol com poucas nuvens em todo estado de SC. Mas, no período da tarde, devido ao calor e a umidade, há chance de pancadas de chuvas bem isoladas, mal distribuídas (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens). O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 8°C no Planalto Sul, de 12°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte e entre 16°C a 19°C nas demais áreas. Durante o dia as temperaturas sobem rapidamente e a tarde as máximas variam de 30°C a 36°C na porção oeste, chegam aos 26°C no Planalto Sul, 29°C no Litoral Sul e entre 28°C a 33°C nas demais regiões. Ventos de norte/nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No período da tarde de domingo (12) e segunda-feira (13) há previsão de pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas, devido a combinação do calor, umidade e instabilidades em níveis médios da atmosfera.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/12)

Quinta-feira (09) com ventos de sudeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 45 km/h).

 

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura de 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.