PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/04) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (10)

Neste sábado (10) o tempo permanece estável em Santa Catarina, com predomínio do sol e poucas nuvens em todo o estado. O destaque do dia é o calor, que pode chegar aos 34°C entre o Oeste e Extremo Oeste e Litoral Sul, 30°C no Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte. Ainda, a umidade relativa do ar fica baixa durante a tarde, perto dos 30%, sobretudo na metade oeste. No final do dia, um ciclone extratropical se forma entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, mas ainda não influencia as condições do tempo em Santa Catarina. Vento com fraca a moderada intensidade variando de nordeste a noroeste e rajadas de fraca a moderada intensidade. O risco é baixo para desastres no estado.

PREVISÃO PARA DOMINGO (11)

Na domingo (11) o ciclone se intensifica, ganha força e avança rapidamente para alto mar, entre a costa do RS e Uruguai. Uma frente fria associada ao ciclone avança rapidamente sobre a região sul entre a tarde e noite, favorecendo a chance de chuva isolada em Santa Catarina, especialmente entre o Planalto Sul e Litoral Sul. A maior influência associada ao ciclone fica por conta do vento persistente e moderado a partir da noite e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h, aumentando a agitação marítima. Ventos variando do quadrante norte (manhã e tarde) a sudoeste (noite). O calor é intenso, sobretudo na faixa litorânea, com máxima podendo chegar aos 37°C no Litoral Sul, 33°C no Litoral Norte e 32°C entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas demais regiões variam de 29°C a 33°C. O risco é baixo a moderado para desastres no estado.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (12)

Na segunda-feira (12) o ciclone extratropical continua influenciando as condições de vento e mar em Santa Catarina. Na primeira metade do dia, principalmente, é esperado vento persistente e moderado (do quadrante sul) e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h no litoral. O mar fica agitado, sobretudo entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e há chance de alagamentos costeiros pontuais. Assim, o risco é moderado para desastres. No centro do estado, há chance de chuva isolada entre a tarde e noite. A temperatura diminui em relação aos dias anteriores, com mínimas de 7°C no Planalto Sul, entre 15°C e 21°C na faixa litorânea e Vale do Itajaí e entre 11°C e 15°C nas demais áreas. A máxima não passa dos 25°C na faixa litorânea.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Nos próximos dias, áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão favorecem a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e noite dos planaltos ao Extremo Oeste catarinense. Nas demais regiões, variação de nebulosidade durante o dia.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sábado (10) com ventos variando do quadrante nordeste/noroeste com rajadas de fraca a moderada intensidade.

Condições marítimas de pouca agitação nas regiões próximas à costa catarinense, com ondas de até 1,5 metros. Circulação de leste/nordeste.