PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (10)

A umidade vinda do mar deixa o dia com variação de nuvens, com alguns momentos em que o sol aparece, e chuva isolada da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte. Nas demais regiões, dia com sol a poucas nuvens. A partir da noite, por conta da aproximação de uma frente fria, as nuvens aumentam da porção oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 29°C no Oeste, Litoral Sul, 22°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 26°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, até 50 km/h, no Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (11)

Uma frente fria favorece o aumento de nuvens com pancadas de chuvas, trovoadas no decorrer do dia sobre o estado. A chuva deve ser, pontualmente, de forte intensidade e ocasionar acumulados altos em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas a chuva volumosa, temporais isolados (como alagamentos, deslizamentos pontuais, queda de galhos, entre outros). O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: 8°C a 14°C nos Planaltos, porção oeste, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana e de 13°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 26°C no Litoral Norte, variam de 21°C a 24°C na Grd. Florianópolis, Vale, PN, não passam dos 15°C no Planalto Sul e 18°C nas demais regiões. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, no litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (12)

Afastamento da frente fria ainda favorece pancadas de chuvas com trovoadas da Grd. Florianópolis ao norte do estado. Pontualmente, a chuva pode ser de forte intensidade e ocasionar acumulados altos em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva volumosa (como alagamentos, deslizamentos pontuais). No restante do estado, devido a aproximação de uma massa de ar frio, o dia fica com sol e algumas nuvens. O dia começa com temperaturas baixas no Planalto Sul (em torno de 5°C) e amenas nas demais áreas (10°C a 16°C). À tarde, as máximas não variam muito no norte do estado e não passam dos 16°C. Já no Oeste chegam aos 22°C, no Planalto Sul aos 17°C e nas demais regiões ficam abaixo dos 20°C. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na quinta-feira (13) a atuação de uma massa de ar frio deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Na sexta-feira (14), a massa de ar frio começa a se deslocar em direção ao oceano, mas ainda favorece o predomínio de sol a poucas nuvens do Meio Oeste ao litoral. No Oeste, áreas de instabilidade ocasionam chuva de forma isolada à tarde. As temperaturas, principalmente, a mínima devem ser baixas (menores que 10°C) em grande parte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Segunda-feira (10) com ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, até 50 km/h, no Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

Ondas com direção sudeste a nordeste e altura de até 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas de sudeste e altura de 1,0 m a 1,5 m.