PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/06) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/06)

Uma nova frente fria deixa o dia com muitas nuvens a nublado, pancadas de chuvas com temporais isolados no estado no decorrer do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos altos volumes de chuva em curto intervalo de tempo. Para os deslizamentos o risco é alto a muito alto, principalmente, em parte do leste de SC.  À tarde, devido a maior cobertura de nuvens, as temperaturas máximas ficam amenas em todo estado. Nos Planaltos não passam dos 15°C, em pontos do litoral chegam aos 21°C e em grande parte do estado variam de 17°C a 19°C. Ventos de nordeste/noroeste passando para sudoeste a partir da noite com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h. O mar ainda segue agitado, com ondas de leste, altura de 2,5 m (picos de até 3,0 m) no Litoral Sul e de 2,0 m a 2,5 m na Grd. Florianópolis, com chance de ressaca nestas áreas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/06)

Entrada de uma massa de ar frio (alta pressão) favorece sol com poucas nuvens. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Devido as chuvas dos dias anteriores, há risco moderado a alto para deslizamentos no leste de SC. Amanhecer com mínimas de 15°C a 18°C no litoral, Baixo Vale, Grd. Florianópolis, 10°C a 15°C em grande parte do estado. À tarde, as máximas de 20°C a 25°C no Vale, Litoral Norte, de 11°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Sul e não passa dos 20°C nas demais regiões. A partir da noite as temperaturas caem significativamente em todo estado. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 60 km/h) em localidades do Litoral Sul e Grd. Florianópolis. O mar ainda segue agitado, com ondas de quadrante sul, altura de 2,5 m (com picos de 3,0 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, com chance de ressaca nessas áreas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/06)

Uma massa de ar frio (alta pressão) atua sobre grande parte da região Sul e deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Não há risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com chance de geada na porção oeste, Planaltos e temperaturas mínimas baixas no estado: -2°C a 4°C nos Planaltos, Meio Oeste, 9°C a 15°C no Litoral Norte, Baixo Vale, Grd. Florianópolis Litorânea, 4°C a 9°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 22°C no Litoral Norte, 14°C no Planalto Sul e de  15°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de sudoeste com fraca intensidade no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

No domingo (13) e segunda-feira (14) permanece a atuação de uma massa de ar frio (alta pressão) sobre SC, o que deixa os dias com predomínio de sol a poucas nuvens. O amanhecer deve ser com chance de geada na porção oeste, Planaltos, temperaturas mínimas abaixo dos 10°C em grande parte do estado. No Planalto Sul pode ocorrer o registro de valores negativos. As máximas não devem passar dos 23°C.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Na quinta-feira (10) com ventos de nordeste/noroeste passando para sudoeste a partir da noite com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h. 

O mar ainda segue agitado, com ondas de leste, altura de 2,5 m (picos de até 3,0 m) no Litoral Sul, de 2,0 m a 2,5 m na Grd. Florianópolis, com chance de ressaca nestas áreas e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.