PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/09) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (10)

O sábado (10) começa sob influência de uma frente fria, que mantém a presença de muitas nuvens em SC, assim como a condição para chuva do Meio-Oeste ao Litoral, sobretudo no norte catarinense, onde ainda persiste a chance de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. A partir da tarde, a chegada de um sistema de alta pressão (massa de ar frio) estabiliza o tempo e declina as temperaturas. Devido à cobertura de nuvens e a chegada do ar frio, as temperaturas não sobem muito à tarde e as máximas chegam aos 15°C na Serra e variam de 16°C a 20°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul, com intensidade de 20 a 35 km/h e rajadas moderadas a fortes (50 a 80 km/h) no Litoral e áreas próximas. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

 

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (11)

O sol aparece entre nuvens na manhã de domingo (11) em todas as regiões de SC. A partir da tarde o tempo volta a mudar, com o retorno da chuva, que começa pelo oeste do estado e se estende para as demais regiões. A chuva mais intensa, bem como a ocorrência de temporais são esperados para áreas entre o Extremo Oeste e os planaltos, sobretudo o norte, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e a chuva. Amanhecer com condições favoráveis para a formação de geada em pontos do Meio-Oeste a Grande Florianópolis Serrana. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 4°C na Serra. No oeste entre 5 e 8°C e no litoral entre 7 e 14°C. À tarde máximas em torno dos 20°C no Oeste e entre 13 e 18°C nas demais regiões.   

 

 

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (12)

A semana começa com tempo instável em toda SC, devido a permanência do canal de calor e umidade da região amazônica  direcionado para o Sul do Brasil, além da influência de cavados em diversos níveis da atmosfera, que mantêm a condição para chuva e temporais isolados na segunda-feira (12). A chuva mais intensa tende a se localizar do centro ao norte do estado, principalmente a partir da tarde. O risco para ocorrências relacionadas à chuva intensa é moderado e associado aos temporais varia de baixo a moderado. Vento do quadrante norte em SC e passando para de sudoeste/sul nas áreas de divisa com o RS a partir do final do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (45 a 65 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre terça (13) e quarta-feira (14) a instabilidade mais intensa se afasta de SC, mas o tempo permanece instável com presença e variação de nuvens, bem como condições para chuva a qualquer momento dos dias.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/09)

Sábado (10) com predomínio do vento do quadrante sudoeste/sul em SC com intensidade fraca a moderada, mas ainda com rajadas moderadas a fortes (45 a 80 km/h) do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

Ondas com direção leste, passando para sul no decorrer do dia, em todo litoral catarinense. Altura media de 1,5 a 2,0m e picos de 2,5 a 3,0m, com risco moderado para ocorrências associadas ao mar agitado.