PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/09) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (10/09)

A presença de uma massa de ar seco mantém o tempo firme e com predomínio de céu claro em todas as regiões do estado nesta sexta-feira (10). Os níveis de umidade relativa podem ficar abaixo de 30% no centro do estado, o que configura risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça. Os ventos sopram predominantemente de oeste em Santa Catarina, com intensidade fraca e rajadas em torno de 40 km/h entre o Planalto Sul e a Grande Florianópolis Serrana. As temperaturas máximas ficam entre 17°C e 23°C em todo o estado, exceto no Litoral Norte, onde podem chegar a 28°C.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (11/09)

Uma massa de ar seco segue atuando em boa parte do estado neste sábado (11), que será marcado por uma grande amplitude térmica (temperaturas mínimas baixas e máximas altas). Em todas as regiões, exceto nos litorais, as temperaturas mínimas variam entre 5°C e 8°C, enquanto as máximas ficam entre 21°C e 28°C.  Os níveis de umidade relativa podem ficar abaixo de 30% no centro-oeste do estado, trazendo risco moderado para ocorrências associadas, como desidratação e dores de cabeça.  Os ventos sopram de leste nas áreas litorâneas e sem direção preferencial nas demais regiões, com intensidade fraca.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (12/09)

No domingo (12), o intenso aquecimento, combinado com ventos de noroeste que trazem umidade e a presença de instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais em toda metade oeste do estado, entre o fim da tarde e a noite. Os riscos para ocorrências associadas são baixos. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, a circulação marítima mantém o dia nublado. Os ventos sopram do quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C , enquanto as máximas ficam entre 33°C e 35°C na metade oeste do estado e entre 25°C e 28°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre segunda (13) e terça-feira (14), a formação e atuação de uma nova frente fria provoca chuvas em todo estado, iniciando nas áreas de divisa com o RS na tarde de segunda e avançando para as demais regiões ao longo da madrugada de terça-feira.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/09)

Ventos predominantes de oeste, com intensidade fraca e rajadas em torno de 40 km/h entre o Planalto Sul e a Grande Florianópolis Serrana.

Ondas de direção leste, com altura de 1 m a 1,5 m em todo o litoral catarinense.