PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/10) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (10/10)

A circulação marítima mantém o tempo encoberto e com chance de chuva no Litoral e áreas próximas neste domingo (10).  No oeste catarinense, o dia amanhece nublado e com breves aberturas de sol. Entre a tarde e a noite, volta a chover na região e não se descarta a possibilidade de temporais isolados por conta da atuação de uma área de baixa pressão. O risco é baixo para ocorrências. Amanhecer com temperaturas de 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana e de 16°C a 19°C nas demais regiões. As máximas chegam aos 23°C no Oeste e no Litoral Sul e ficam entre 15°C e 20°C nas demais áreas. Ventos de leste a nordeste com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (11/10)

Na segunda-feira (11) são esperados acumulados de chuva mais significativos no Litoral e Vale do Itajaí por conta da circulação marítima combinada com instabilidades vindas de oeste.  A chuva persiste durante todo o dia na faixa leste e pode ser forte em alguns momentos. Já do Oeste aos Planaltos, há risco de temporais devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul combinado ao calor e umidade. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva volumosa no centro-leste e a temporais no oeste. As temperaturas chegam aos 25°C no Oeste e não passam dos 20°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste com intensidade fraca a moderada.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (12/10)

Na terça-feira (12), o tempo segue nublado e com possibilidade de chuva no centro-leste do estado por conta do transporte de umidade do oceano para o continente. Entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, são esperados volumes pontualmente altos de precipitação. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa nestas áreas. No oeste, o tempo estabiliza no decorrer do dia e o sol aparece entre nuvens. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 15°C no Meio Oeste e Planaltos e entre 14 e 19°C nas demais áreas. As máximas chegam aos 28°C no Oeste, aos 24°C no Litoral Sul, Planalto Norte e Meio Oeste e variam entre 17 e 22°C nas demais áreas. Os ventos sopram de nordeste na faixa leste e de oeste/sudoeste nas demais áreas. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (13), a circulação marítima perde força, o tempo fica estável durante o dia em Santa Catarina e as temperaturas voltam a aumentar em todas as regiões. A partir da noite, novas instabilidades avançam pelo oeste catarinense.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (10/10)

Os ventos sopram de leste no litoral catarinense e de nordeste nas demais áreas, com rajadas de até 50 km/h.

Ondas com direção sudeste em todo litoral com até 1,5 m de altura.