PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (10/11) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10)

Nesta quinta-feira (10), uma área de alta pressão mantém o tempo firme em Santa Catarina. Assim, o dia é de predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões. Em alguns momentos, a nebulosidade se faz mais presente no litoral por conta da maior disponibilidade de umidade. No final do dia, a aproximação de instabilidades no Extremo Oeste do estado também provoca aumento de nebulosidade na região e há chance de pancadas isoladas de chuva, mas não há risco para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas próximas aos 5°C na Serra e oscilando entre 8°C e 15°C nas demais regiões. Durante a tarde as temperaturas sobem e chegam aos 31°C no Oeste e Extremo Oeste e ficam entre 20°C e 27°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11)

Ao longo da sexta-feira (11), a presença de instabilidades atmosféricas combinadas a disponibilidade de calor e umidade provocam pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados, principalmente entre o Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí. O risco para ocorrências meteorológicas associadas a esta condição é baixo a moderado. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul a chuva chega entre o final da tarde e noite de forma branda e passageira. O dia começa com temperaturas entre 6°C e 9°C na Serra entre 10°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, entre 24°C e 28°C no Oeste e Meio-Oeste e Litoral Sul e variam entre 22°C e 25°C nas demais regiões do estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (12)

No sábado (12), a umidade vinda do oceano mantém o dia com maior variação de nebulosidade no litoral e áreas próximas. Nas demais áreas do estado o dia é de predomínio do sol e tempo estável. No final do dia, a aproximação de novas áreas de instabilidades provocam aumento de nebulosidade e chance de pancadas de chuva com trovoadas entre o Oeste e Extremo Oeste. O risco para ocorrências associadas a temporais isolados é baixo. Amanhecer com temperaturas entre 11°C e 14°C entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e Meio-Oeste e entre 15°C e 17°C nas demais áreas. Durante a tarde, as máximas chegam aos 28°C no Oeste, Extremo Oeste e Litoral Norte e variam de 22°C a 27°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (13), a presença de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai ajuda a intensificar o fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica, provocando temporais isolados em todo o estado. Na segunda-feira (14), instabilidades presentes na atmosfera mantém o dia com predomínio de nebulosidade e chance de chuva a qualquer hora do dia em toda Santa Catarina.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (09/11)

Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca.

Ondas de direção sudeste/leste em toda a costa catarinense, com altura de até 1,0 m no Litoral Norte e até 1,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.