PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/01) – 05:00

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (11)

Nesta quarta-feira (11), o tempo amanhece firme em grande parte do estado. Entretanto, no decorrer do dia, a combinação de aquecimento, umidade e instabilidades atmosféricas provocam pancadas de chuva com trovoadas no centro-leste catarinense. Alguns temporais isolados podem ser observados (com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo) e o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas máximas chegam aos 36°C no Extremo Oeste, variam entre 30°C e 34°C no Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte e ficam entre 25°C e 29°C nas demais regiões. 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (12)

O aprofundamento de uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai faz com que os ventos soprem de norte em Santa Catarina na quinta-feira (12), o que aumenta ainda mais a sensação de calor no estado. O calor intenso combinado a umidade fornece condições para temporais isolados em todas as regiões catarinenses entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências associadas. O dia já amanhece com temperaturas na casa dos 21°C no litoral, variando entre 14°C e 16°C nas áreas mais elevadas do estado e entre 17°C e 19°C nas demais regiões catarinenses. As máximas devem chegar aos 37°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Nos planaltos, variam entre 27°C e 30°C e no restante do estado ficam entre 32°C e 35°C.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13)

Na sexta-feira (13), além do calor e da umidade, áreas de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria fornece condições para temporais isolados em todas as regiões catarinenses entre a tarde e a noite, com risco baixo para ocorrências associadas. No final da noite, a chegada da frente fria a partir do Extremo Oeste pode provocar temporais mais intensos na região e vizinhanças, com risco moderado a alto para ocorrências associadas. Ventos predominantes de noroeste no estado, com intensidade fraca. A sexta será mais um dia de calor em Santa Catarina, com temperaturas máximas na casa dos 35°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Baixo Vale do Itajaí. Nas demais regiões, variam entre 29°C e 33°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (14), a passagem da frente fria pelo estado provoca chuva em todas as regiões catarinenses, porém de forma mal distribuída e com fraca intensidade. No domingo, áreas de baixa pressão favorecem chuvas em todo o estado, especialmente no centro-leste.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/01)

Os ventos sopram sem direção preferencial no estado nesta quarta-feira (11), com intensidade fraca.

Ondas com direção leste/sudeste e altura variando entre 1,0 m e 1,5 m em todo o litoral catarinense.