PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/02)

Neste sábado (12), o sol predomina e a sensação é de calor em todas as regiões de Santa Catarina. Ao longo do dia o céu conta com poucas nuvens, mas no período da tarde há condições para pancadas de chuva isoladas e passageiras nas regiões do Oeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As máximas variam de 31°C a 36°C em grande parte da porção oeste do estado, com pontuais se aproximando de 40°C no Extremo Oeste. Nos planaltos, em todo o Vale do Itajaí e áreas litorâneas, variam entre 28°C a 33°C. Ventos de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada. 

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/02)

O domingo (13) começa com sol, poucas nuvens e calor em SC. Durante o período da manhã o tempo segue firme, porém há risco para temporais entre meados da tarde e noite, de forma passageira, devido a aproximação de uma frente fria. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. O dia começa com temperaturas de 12°C a 16°C nos Planaltos, Meio Oeste e Alto Vale, nas demais áreas marcam de 16°C a 22°C. Durante a tarde faz bastante calor, com máximas variando entre 29 e 35°C. Ventos sopram com intensidade moderada de norte/nordeste.

PREVISÃO PARA SEGUNDA (14/02)

Na segunda-feira (14) a entrada de uma massa de ar seco garante tempo firme e ensolarado em grande parte do estado catarinense. A exceção fica para as áreas entre a Grande Florianópolis e Norte do estado, onde há mais nebulosidade, com possibilidade de chuvas rápidas, ainda associada a passagem da frente fria pelo oceano. Há risco moderado para temporais isolados entre a tarde e noite entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte. Os ventos mudam a direção de quadrante nordeste para sul. As temperaturas máximas marcam valores entre 28 a 35°C na maior parte das regiões.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Para os próximos dias o tempo segue com predomínio de sol e calor, superando a casa dos 30°C.

Na terça-feira (15) a frente fria se afasta do estado, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva isoladas à tarde no norte de SC. Já na quarta-feira (16), às instabilidades voltam a aumentar na região, favorecendo novos temporais.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/02)

Sábado (12) com ventos de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos de até 40 km/h no Litoral Sul.

Ondas com direção sudeste a leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.