PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/04) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (11)

A aproximação de uma frente fria combinada ao calor favorece condições para aumento de nuvens e pancadas de chuvas bem isoladas, mal distribuídas, com trovoadas, a partir do final da tarde, nas proximidades da divisa com o RS (especialmente o Planalto e Litoral Sul) e na madrugada em localidades da Grd. Florianópolis e Vale. O ciclone extratropical, em alto mar e na altura do litoral do Uruguai, ocasiona, a partir da noite, ventos persistentes e rajadas de moderada intensidade (até 75 km/h), de quadrante sul no Litoral e Planalto Sul, e a agitação marítima (no Litoral Sul). Assim, o risco é baixo a moderado para desastres no estado. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 38°C no Litoral Sul, variam de 29°C a 34°C na porção oeste, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e 27°C a 29°C nos Planaltos.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (12)

A frente fria se afasta do estado no decorrer do dia, mas favorece a variação de nuvens e chance de chuva isolada na Grd. Florianópolis, Vale entre a madrugada e manhã, no decorrer do dia entre o Litoral e Planalto Norte. O ciclone extratropical, em alto mar, ainda favorece rajadas de ventos de moderada intensidade (até 75 km/h), de quadrante sul, em todo litoral, Baixo Vale, e agitação marítima. Uma alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte do estado, além de favorecer a queda das temperaturas em relação aos dias anteriores. Assim, o risco é baixo a moderado de desastres no estado. O dia começa com temperaturas amenas: 17°C a 23°C no litoral, Vale, 13°C a 17°C no restante do estado. À tarde, as máximas não passam dos 28°C na porção oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale, 23°C no Planalto Sul e variam de 24°C a 27°C nas demais regiões. A partir da noite, as temperaturas caem de forma mais significativa no Planalto Sul e áreas da porção oeste.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (13)

Áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas entre a tarde e noite na porção oeste. A alta pressão favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao litoral, o que favorece o aumento de nuvens no decorrer do dia, com chance de chuva isolada no Litoral Norte. O mar segue agitado em todo litoral. Assim, o risco é baixo a moderado para desastres no estado. O dia começa com temperaturas mínimas baixas no Planalto Sul (em torno de 7°C, pontualmente podendo ser mais baixo), amenas no restante do estado: 11°C a 16°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Florianópolis Serrana, de 16°C a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 28°C na porção oeste, 26°C no Litoral Sul e variam de 19°C a 25°C nas demais regiões. Ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (14) e quinta-feira (15) serão dias marcados pela atuação de áreas de instabilidade, que ocasionam pancadas de chuvas bem isoladas, principalmente, entre a tarde e noite no estado. A chuva deve ser mal distribuída.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (11) com ventos de quadrante norte em todo estado e virando para quadrante sul a partir da noite da porção oeste a Grd. Florianópolis, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos com moderada intensidade (até 75 km/h) entre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Florianópolis, principalmente a partir da noite.

Ondas com direção nordeste em todo litoral e passando para sudoeste no Litoral Sul a partir da noite. Altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul, até 1,5 m na Grd. Florianópolis e 1,0 m nas demais áreas litorâneas. Há risco de ressaca para o Litoral Sul e Grd. Florianópolis.