PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (11/05)

Na quarta-feira (11), a rápida passagem de uma frente fria nesta madrugada e manhã favorece condições para chuvas rápidas dos Planaltos ao Litoral. A partir da tarde, com o deslocamento do sistema para o oceano não há mais condições para chuva no estado, com apenas variação de nebulosidade. No Extremo Oeste, o sol já predomina. As mínimas variam entre 10 e 15°C da Grande Oeste aos Planaltos entre 14 e 18°C nas demais regiões. A tarde as temperaturas ficam abaixo de 20°C em grande parte do estado, com exceção nas áreas litorâneas que atingem valores entre 22 e 26°C.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (12/05)

Na quinta-feira (12), uma área de alta pressão passa a influenciar o tempo em Santa Catarina. Com isso, o sol volta a predominar em todas as regiões, com apenas poucas nuvens entre o Litoral e áreas próximas devido a umidade do oceano, especialmente nos extremos do dia. Pela manhã as temperaturas chegam aos 5°C nos pontos mais altos da serra e variam entre 7°C e 10°C no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Entre o Litoral, Baixo e Médio Vale as mínimas ficam entre 11°C e 16°C. Durante a tarde as temperaturas variam entre 17 a 21°C na maior parte do estado, com exceção das áreas no Litoral Norte, onde podem alcançar valores de até 24°C.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13/05)

Na sexta-feira (13) o sistema de alta pressão se desloca em direção ao oceano e favorece o transporte de umidade do mar em direção à costa catarinense, o que mantém o dia com variação de nuvens nas áreas dos planaltos ao litoral. Nas demais áreas do estado o predomínio ainda é de sol em grande parte do dia. As mínimas marcam pontuais abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas da serra e variam de 6°C a 11°C do oeste aos Planaltos e também no Litoral Sul. Nas demais regiões marcam entre 11 a 16°C. As máximas marcam entre 21 a 23°C no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e áreas litorâneas. No Planalto Sul, as temperaturas ainda não devem passar dos 20°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Uma nova área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável e com chance de chuva a partir do Extremo Oeste do estado na tarde de sábado (14), avançando para as demais áreas ao longo do dia e no decorrer de domingo (15).

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/05)

Quarta-feira (11) com ventos soprando de sudoeste a sudeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 30 km/h e 60 km/h no final do dia.

Ondas com direção sudeste e altura de até 2,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas variam de 1,0 a 2,0 m.