PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/06) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (11/06)

Uma massa de ar frio (alta pressão) deixa o dia com sol e algumas nuvens em SC. Devido aos altos volumes chuvas dos últimos dias, o risco é moderado a alto para deslizamentos em localidades do leste do estado. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 60 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, entre outros. À tarde, mesmo com a presença do sol, as temperaturas máximas ficam amenas. No Litoral Norte chegam aos 24°C, no Planalto Sul aos 15°C e variam de 17°C a 20°C nas demais regiões. A partir da noite as temperaturas caem significativamente e a sensação é de frio. O mar segue agitado, com ondas de sudeste/sul, com altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e chance de ressaca nessas áreas. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (12/06)

Uma massa de ar frio (alta pressão) deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Não há risco de ocorrências meteorológicas. A sensação é de frio em todo estado. No amanhecer há chance de geada na porção oeste, Planaltos e temperaturas mínimas baixas no estado: -3°C a 4°C nos Planaltos, Meio Oeste, 8°C a 15°C no Litoral Norte, Baixo Vale, Grd. Florianópolis Litorânea, 3°C a 8°C nas demais regiões. À tarde, apesar da presença do sol, as máximas ficam amenas e chegam aos 22°C no Litoral Norte, 14°C no Planalto Sul e de  15°C a 19°C nas demais áreas. Ventos de sudoeste/sul com fraca intensidade no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (13/06)

Uma massa de ar frio e seco (alta pressão) deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Não há risco de ocorrências meteorológicas.  A sensação é de frio em todo estado. No amanhecer há chance de geada na porção oeste, Planaltos e temperaturas mínimas baixas no estado: -5°C a 5°C nos Planaltos, Meio Oeste, 8°C a 15°C no Litoral Norte, Baixo Vale, Grd. Florianópolis Litorânea, 3°C a 7°C nas demais regiões. À tarde, apesar da presença do sol, as máximas ficam amenas e chegam aos 22°C no Litoral Norte e Sul, Baixo Vale, Oeste e variando de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de sudoeste/sul passando para nordeste com fraca intensidade no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na segunda-feira (14) segue a atuação de uma alta pressão, o que mantém o predomínio de sol a poucas nuvens no estado. Na terça-feira (15) com passagem de uma frente fria pelo oceano favorece aumento de nuvens e chance de chuva isolada no litoral, Vale e áreas próximas.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (11) com ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (até 60 km/h) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, entre outros.

O mar segue agitado, com ondas de sudeste/sul, com altura de 2,0 m a 2,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e chance de ressaca nessas áreas. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.