PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/08) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (11/08)

Quinta-feira (11) marcada pela atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que favorece o tempo estável, com sol a algumas nuvens em grande parte de SC. Este sistema favorece o deslocamento de umidade em direção ao litoral, o que deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva fraca e bem isolada no litoral e áreas próximas. Por conta da chuva dos últimos dias, há um risco alto para deslizamentos, principalmente, em áreas do litoral, Baixo e Médio Vale. Ventos de sul/sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, inferiores a 45 km/h. À tarde, as temperaturas variam de 15°C a 17°C nos Planaltos, parte do Meio Oeste e de 17°C a 20°C nas demais regiões. A partir da noite, as temperaturas caem, o que favorece a sensação de frio intenso em áreas dos Planaltos e Meio Oeste, com um risco moderado para ocorrências, como hipotermia, agravamento de doenças cardíacas e respiratórias. Ainda, essa massa de ar frio e as baixas temperaturas no amanhecer, podem causar congelamento de pistas na serra catarinense.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (12/08)
Sexta-feira (12) segue marcada pela atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que favorece o tempo estável, com sol a algumas nuvens em grande parte de SC. Este sistema favorece o deslocamento de umidade do mar em direção ao litoral, o que deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva fraca e bem isolada no litoral e áreas próximas. Por conta da chuva dos últimos dias, o risco é moderado a alto para deslizamentos, principalmente, em áreas do litoral, Baixo e Médio Vale. A massa de ar frio favorece sensação de frio intenso na madrugada e amanhecer (com chance de congelamento de pistas na serra catarinense), com temperaturas mínimas perto de 0°C em pontos da Serra, de 3°C a 7°C no Planalto Norte, Meio Oeste, 6°C a 9°C no Oeste, Extremo Oeste, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 9°C a 16°C nas demais áreas. Assim, há um risco moderado para ocorrências associadas ao frio intenso nos Planaltos e Meio Oeste no amanhecer. À tarde, as máximas variam de 13°C a 17°C nos Planaltos, Meio Oeste, 17°C a 21°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, em localidades do Litoral Sul.
PREVISÃO PARA SÁBADO (13/08)
 Sábado (13) segue com atuação de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão), que mantém o tempo estável, com sol e poucas nuvens em grande parte de SC. No litoral e áreas próximas com variação de nuvens por conta da umidade vinda do oceano. Amanhecer com temperaturas mínimas em torno de -2°C na Serra, de 5°C a 10°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e de 11°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul, variam de 20°C a 24°C no Litoral Sul, Grd. Oeste e de 17°C a 21°C nas demais regiões. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, até 45 km/h, em localidades do Litoral Sul.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
Domingo (14) com sol a algumas nuvens em SC, amanhecer com temperaturas de 6°C a 12°C no Grd. Oeste, Planaltos, de 11°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, com máximas perto dos 26°C no Grd. Oeste e de 19°C a 24°C nas demais regiões. Segunda-feira (15) com sol a poucas nuvens em SC, mas a partir da tarde a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva isoladas no Grande Oeste devido a aproximação de uma frente fria.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/08)
 

Quinta-feira (11) com ventos de sul/sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, inferiores a 45 km/h.

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 2,0 m a 2,5 m (com picos de 3,0 m a 3,5 m) no Litoral Sul, de 2,5 m a 3,0 m (com picos de 3,5 m a 4,0 m) nas demais áreas litorâneas. O risco é alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima, ressaca. Ainda, esta condição aliada a fase da lua cheia, há um risco moderado a alto para alagamentos costeiros.