PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (11/10) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (11)

Ao longo da terça-feira (11), a formação de uma área de baixa pressão próxima ao RS intensifica o fluxo de umidade da região amazônica sobre SC. Esta configuração, aliada à demais instabilidades atmosféricas, segue provocando chuvas no estado. Essa chuva é persistente, volumosa, por vezes intensa e pode vir acompanhada de temporais bem isolados, principalmente, em áreas do Grande Oeste, Planaltos. O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é alto a muito alto nestas áreas e de moderado a alto no restante do estado.  Os ventos sopram do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada e algumas rajadas isoladas. As temperaturas à tarde chegam aos 26°C no Baixo Vale, Litoral Norte e variam de 16°C a 23°C nas demais áreas.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (12)
Na quarta-feira (12), o aprofundamento da área de baixa pressão próxima ao litoral do RS dá origem a um ciclone extratropical, com uma frente fria associada. Estes sistemas seguem provocando chuvas do Meio Oeste ao litoral de SC, por vezes na forma de temporais isolados. Entre o Litoral Norte e Baixo/Médio Vale do Itajaí, os acumulados de chuva devem ser mais significativos, configurando risco moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos. Nas demais áreas do estado, o tempo fica nublado, com chance de chuva isolada. Os ventos sopram do quadrante sul, com intensidade fraca a moderada. Ao longo do dia, as temperaturas variam de 12 a 21°C no Grande Oeste, Planaltos, de 17 a 23°C no Alto Vale, Grd. Fpolis., ficam perto dos 18°C no Litoral Sul e chegam aos 26°C no Litoral Norte e Baixo/Médio Vale.
PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (13)

Na quinta-feira (13) a frente fria se afasta em direção ao oceano, mas segue o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica, o que mantém a condição de chuva para o estado. Essa chuva é persistente, por vezes intensa e pode vir acompanhada de temporais isolados. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas), aos raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.  Ao longo do dia, as temperaturas variam de 12 a 23°C no Grande Oeste, Planaltos, Litoral Sul, de 15 a 26°C nas demais regiões. Ventos com direção nordeste passando para leste a sudeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 

A sexta-feira (14) segue com tempo instável em boa parte de SC, com chuva persistente, ainda por conta da combinação da frente fria no oceano com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica. Ao longo do sábado (15) uma alta pressão deve se estabelecer entre o RS e o oceano, o que favorece sol com algumas nuvens em grande parte de SC, mas, também, mantém a umidade do oceano em direção ao litoral e áreas próximas, o que deixa o dia com muitas nuvens a nublado e chance de chuva a qualquer hora.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (11/10)
 

Terça-feira (11) com ventos do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada e algumas rajadas isoladas.

Ondas com direção sul/sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul, Grd. Fpolis. Litorânea e até 2,0 m nas demais áreas. Há chance de alagamentos costeiros pontuais da Grd. Fpolis. ao Litoral Norte devido a chuva persistente e a subida da altura da maré.