PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (12)

A quinta-feira (12) começa com algumas nuvens em SC. Mas, entre a tarde e noite, a combinação de cavados (áreas de baixa pressão alongadas) com calor e umidade, deixando uma sensação de abafamento, ocasionando pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, em SC. A chuva é irregular, mal distribuída. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Período da tarde com temperaturas máximas de 29 a 34°C em SC, podendo chegar aos 37°C em cidades do oeste catarinense próximas à divisa com o RS, no Litoral Sul. Ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (13)

Na sexta-feira (13) a combinação de calor, umidade, áreas de baixa pressão e a aproximação de uma frente fria (condição pré-frontal) ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em todas as regiões de SC a partir da tarde. Pontualmente, a chuva pode ser intensa em curto intervalo de tempo. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa e aos temporais. À noite, com a chegada da frente fria, os temporais podem ser mais intensos no oeste de SC, com risco moderado a alto para ocorrências. Amanhecer com temperaturas de 12°C na Serra, 17 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 14 a 18°C nas demais áreas. À tarde com máximas de 29 a 33°C em SC, podendo chegar aos 37°C em cidades do Litoral Sul, 35°C no Vale, Litoral Norte e na divisa do oeste com o RS. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA SÁBADO (14)

Na madrugada de sábado (14), com a chegada da frente fria, espera-se pancadas de chuva e temporais pontualmente intensos no oeste de SC, com um risco alto para ocorrências. No decorrer do dia, a frente fria fica mais no oceano, mas, combinada ao aquecimento diurno, áreas de baixa pressão favorecem a variação de nuvens (intercalando com períodos de abertura em que o sol aparece) e chance de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais em SC, com um risco baixo a moderado para ocorrências. Amanhecer com temperaturas de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 18°C nas demais áreas. À tarde com máximas de 29 a 35°C no litoral, Vale do Itajaí e de 26 a 31°C nas demais regiões. Ventos de nordeste a noroeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (15) a formação e atuação de uma nova frente fria sobre SC combinada ao calor ocasiona pancadas de chuva acompanhadas de temporais no estado. Entre o litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí as máximas devem variar de 32 a 37°C. Na segunda-feira (16) a frente fria ainda ocasiona pancadas de chuva e temporais isolados do Meio Oeste ao litoral de SC a qualquer momento do dia, mas, principalmente, entre a tarde e noite.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (12/01)

Quinta-feira (12) com ventos de nordeste a norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Ondas com direção leste e altura de até 1,0 m em todo litoral catarinense.