PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (12/02) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (12)

No centro-leste de SC, a combinação da circulação marítima com o aquecimento diurno e uma área de baixa pressão alongada no oceano favorecem um dia com variação de nuvens (com aberturas onde o sol aparece) e previsão de pancadas de chuvas a qualquer momento, mas, principalmente, a partir da tarde. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas entre a tarde/noite. Há chance de temporais isolados no estado, sendo no centro-leste mais favoráveis a chuva intensa, com raios, enquanto na porção oeste aos raios, eventual queda de granizo e vendaval. Logo, o risco é moderado para desastres. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26ºC a 29ºC na porção oeste, 27ºC a 30ºC no Litoral, Vale, Planalto Norte e até 25ºC no Planalto Sul. Ventos de leste/nordeste na leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, em torno de 45 km/h.

PREVISÃO PARA SÁBADO (13)

Dia começa com sol e algumas nuvens no estado, mas, a chuva de forma isolada ainda pode ocorrer no início da manhã. Entre a tarde/noite, no leste do estado, a combinação de uma área de baixa pressão com o calor favorece pancadas de chuvas isoladas. Na porção oeste, áreas de instabilidade ocasionam pancadas de chuvas isoladas. A chuva deve ser mal distribuída (chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens) e não se descarta a chance de temporais isolados pelo estado. Logo, o risco é moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 10ºC no Planalto Sul, 17ºC a 23ºC no Litoral, Vale, 13ºC a 17ºC nas demais regiões. As máximas variam de 30ºC a 36ºC no Litoral Norte, Vale, 27ºC a 32ºC no Planalto Norte, Grd. Florianópolis, Litoral Sul, porção oeste e até 27ºC no Planalto Sul. Ventos de nordeste/leste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais e isoladas, até 45 km/h.

PREVISÃO PARA DOMINGO (14)

Dia começa com sol e algumas nuvens em boa parte do estado. Entre a tarde/noite, o deslocamento de áreas de instabilidade (formadas por uma baixa pressão combinada ao calor) ocasionam pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados no estado. A chuva começa pela porção oeste à tarde e se desloca em direção ao centro-leste do estado a partir do final da tarde. Logo, o risco é moderado para desastres. Dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 10ºC no Planalto Sul, 12ºC a 15ºC no Planalto Norte, Meio Oeste, 16ºC a 24ºC nas demais regiões. À tarde, as máximas variam dos 33ºC a 37ºC no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, até 27ºC no Planalto Sul e de 28ºC a 32ºC nas demais áreas. Ventos de nordeste/noroeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, até 45 km/h.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (15), áreas de instabilidade, entre a tarde/noite, favorecem pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados em todo o estado. Na terça-feira (16) as pancadas de chuva devem ocorrer do Meio Oeste ao litoral a partir da tarde. As temperaturas máximas, à tarde, seguem altas no Litoral, Vale (acima dos 31ºC), podendo chegar aos 37ºC no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí nos dois dias.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (12) com ventos de leste/nordeste na leste e de nordeste na porção centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas e ocasionais, em torno de 45 km/h.

Ondas com direção sudeste em todo litoral. Altura até 1,5 m no Litoral Sul e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.